Aconteceu, na manhã do último sábado (05) a culminância do projeto “Nas Rampas da Superação”, trabalhado com os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Jardim Camburi. O evento marca o encerramento do projeto, que envolve diversas disciplinas debatendo igualdade, diversidade e respeito às diferenças.

A proposta pedagógica é baseada nas histórias dos livros “Manobra Radical”, de Edith Modesto e “Irmão Negro”, de Walcyr Carrasco. Além de desenvolver as habilidades de leitura e interpretação de texto, o projeto busca desenvolver a reflexão sobre emoções, empatia, desigualdade social e combate ao preconceito.

O evento aconteceu em três etapas principais. A primeira delas concentrou as apresentações de danças e trabalhos realizados pelos estudantes, no Centro de Convivência do Colégio. Em um segundo momento, na quadra do Colégio, as turmas puderam participar de oficinas e atividades como slackline, skate, jump e badminton, além de observarem exposições e registros de outros momentos do projeto. Por último, os estudantes puderam acompanhar um responsável ou familiar em um labirinto sensorial, em que o aluno deveria guiar o pai, familiar ou responsável que fazia o percurso vendado, finalizando com uma caixa sensorial e uma carta preparada pelos estudantes.

A supervisora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Danielle Toneto, avaliou positivamente a atividade.

"Foi muito importante e satisfatório perceber a alegria dos alunos em transmitir e vivenciar esse momento com as famílias, e a realização deles em mostrar tudo que foi trabalhado ao longo do projeto. Também foi muito interessante perceber o quanto as famílias estavam abertas a este momento de interação. Tivemos um retorno muito positivo dos familiares, dos alunos, dos profissionais. Deixo meu agradecimento a todos os professores envolvidos que, com muita dedicação participaram de todos os momentos de superação junto dos nossos alunos”, destacou a supervisora.

A data também foi marcada pela culminância do projeto "Regiões: Um Gostinho de Brasil", trabalhado com os alunos do 7° anodo Ensino Fundamental. Na ocasião dos eventos, o diretor executivo do Colégio, Ilton de Oliveira Chaves, afirmou que momentos como esse são de extrema importância para a formação integral dos estudantes.

“As habilidades chamadas socioemocionais, propostas para uma formação integral dos estudantes, que só são construídas de forma coletiva. E são em momentos como esse, que essas habilidades se concretizam. Nessa atividade encerramos um projeto do ano letivo de 2022, já enquanto estamos preparando um planejamento de 2023, pensando atividades como essa e muitas outras mais. Isso só é possível graças a esse envolvimento das famílias e a dedicação de toda a comunidade escolar. Para todos, fica o nosso agradecimento”, afirmou o diretor.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.