Acontece entre os dias 16 e 22 de dezembro de 2022, em Barbacena/MG, na casa de Retiros dos Salesianos, o terceiro turno dos Exercícios Espirituais anuais para os Salesianos de Dom Bosco, contou com a participação de aproximadamente 40 retirantes, dentre eles, o pregador, salesiano padre Win Collin. 

O tema central do retiro girou em torno da ternura, bondade, docilidade e paternidade de São Francisco de Sales. Temas como: Introdução à vida devota – a criação do homem, sobre o fim do homem, o divino e o humano em São Francisco de Sales; sobre os benefícios de Deus; sobre o pecado, a morte, o inferno, juízo final, sobre o paraíso e sobre São José, dentre outros, marcaram os dias de retiros.

A legitimidade dos Exercícios Espirituais está na confiança da atuação da graça de Deus e na colaboração do exercitante, através de sua dedicação e na discrição daquele que dá os pontos de oração, em vista da transformação profunda da identidade pessoal. De fato, os Exercícios foram no pensamento de Inácio uma teologia do afeto em que Deus toca o coração do homem pela iluminação e inspiração intensa do Espírito Santo. Devem produzir a experiência pessoal de Deus, única capaz de originar a conversão afetiva do homem.

A proposta dos Exercícios Espirituais anuais é unir o interior e o exterior, ou seja, buscar a harmonia, a integridade pessoal. Desse modo, o coração conhecendo internamente vai transformando todo seu interior e, consequentemente, o exterior.

O tempo dos Exercícios Espirituais é propício para conhecer internamente os mistérios de Deus. Os Exercícios Espirituais proporcionam uma experiência interna da pessoa de Jesus Cristo, na qual, através da imaginação, o exercitante vai conhecendo internamente e sendo atraído pelo contemplado. É uma sintonia sensível, íntima e assimilada internamente.

Nos Exercícios Espirituais encontramos a grande convicção de Santo Inácio de Loyola: “o Criador fala diretamente com a criatura” (EE 15). A experiência é de Deus quando é Ele que tem a iniciativa, isto é, quando Ele é o sujeito da ação, aquele que a suscita e a conduz. A autêntica experiência de Deus é uma irrupção imprevisível que surpreende e desconcerta por ser de Deus... Diante da superficialidade e imediatez de “experiências” apresentadas na atualidade, os Exercícios Espirituais colaboram para uma experiência que não tem origem na pessoa, não é momentânea, mas duradoura, profunda e eficaz. Experiência que desconcerta e ordena a pessoa apresentando-lhe um novo jeito de ser, um novo modo de proceder.

Uma das grandes contribuições da dinâmica dos Exercícios Espirituais é colaborar na experiência imediata de Deus. Fazer a experiência, de fato, do divino.

De acordo com as palavras de Rahner, “era Deus mesmo a quem eu experimentei; não palavras humanas sobre Ele. Deus e a surpreendente liberdade que O caracteriza e que só pode ser experimentada em virtude de sua iniciativa”. (RAHNER, Karl. Palabras de Ignacio de Loyola a um jesuíta de hoy. Santander: Sal Terrae, 1990, p.)

 

Essa notícia foi elaborada pelo P. Edilson Agreson da Silva.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.