É grande a expectativa em todo o Mundo Salesiano pela Concelebração da Missa de Ordenação Episcopal do Card. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Arcebispo Titular Eleito de Ursona, e do P. Giordano Piccinotti, Arcebispo Titular eleito de Gradisca, Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA), Santa Missa que ocorrerá no próximo sábado, 20 de abril de 2024, na Basílica Papal de Santa Maria Maior, a partir das 15h30 (19h30 horário de Brasília). Ambos os Prelados concelebrarão sua Primeira Missa como Epíscopos no dia seguinte, domingo, 21 de abril, na Basílica Salesiana do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, a partir das 11h30.

A Liturgia de Ordenação Episcopal do Reitor-Mor e do Presidente da APSA atrai inevitavelmente grande atenção e também desperta em muitas pessoas de todo o mundo o desejo de estar presente. Numerosas as personalidades eclesiásticas de autoridade que participarão da Sacra Liturgia, a começar pelo Consagrante presidente, o Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito na Itália e na República de San Marino, e os dois Coordinantes: Cardeal Cristóbal López Romero SDB, Arcebispo de Rabat, Marrocos; e Dom Lucas Van Looy SDB, Bispo Emérito de Gante, Bélgica.

Além disso, também confirmaram sua participação os Cardeais salesianos Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevidéu, Uruguai; Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo Emérito de Tegucigalpa, e Riccardo Ezzati Andrello, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile. Também estarão presentes Membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana e alguns dos Superiores e Responsáveis Maiores de diversos Grupos da Família Salesiana.

Para os que não puderem assistir pessoalmente à Missa de Ordenação Episcopal, poderão acompanhá-la ao vivo pelo canal da Agência Info Salesiana, de informação (ANS), no YouTube, com comentários em cinco idiomas: italiano, espanhol, francês, inglês, português.

O ANSChannel - canal da ANS no YouTube – também transmitirá ao vivo a Primeira Missa do Card. Á. F. Artime e do P. Piccinotti como Bispos que, como se disse será concelebrada domingo, 21 de abril, às 11h30, horário da Itália.

Enquanto isso, nestes dias que ainda nos separam do magno Acontecimento, a Comunidade da Sede Central Salesiana sente que está prestes a testemunhar um evento de grande significado. Testemunhas disso são os próprios Salesianos mais idosos, aqueles que – pelo maior número de anos vividos – poderão certamente compreender melhor as peculiaridades da circunstância.

"Sinto-me privilegiado por poder testemunhar muito de perto um evento tão especial para a vida da Congregação e da Igreja. Que um Superior Geral em exercício de uma Congregação seja criado Cardeal e depois Bispo é algo - único? - na história; e certamente um sinal e momento muito belo e positivo, para a vida da Sociedade Salesiana. De minha parte - e certamente não estarei só! - invoco sobre Ele toda a Graça e todas as bênçãos para a missão que lhe for proximamente confiada" – diz o P. Hilário Passero, salesiano brasileiro, "decano" da Comunidade e dos Tradutores da ANS.

Faz-lhe eco o P. Elio Torrigiani, diretor espiritual da Basílica do Sagrado Coração: "A ordenação episcopal do Reitor-Mor e de Dom Piccinotti é um dom da Igreja para a Congregação e um dom da Congregação para a Igreja. Ambos são jovens e qualificados, com uma visão de longo alcance e grandes habilidades de liderança. Tenho certeza de que serão capazes de dar uma contribuição significativa de grande criatividade e substância para a Igreja".

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.