(ANS – Roma) – “Fazei tudo por amor, nada por força” é o tema que o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, escolheu para a Estreia de 2022, inspirado em S. Francisco de Sales, pelo seu IV Centenário de Morte. O lema estimulou outrossim os diferentes artistas em todo o mundo, que enviaram à Sede Central Salesiana variadas propostas de representação em imagens, dessa mensagem-chave destinada à Família Salesiana (FS). Dentre todas as que para ali confluíram, o Sucessor de Dom Bosco escolheu duas, que de modo diverso e abordagens diferentes, estão em condições de interpelar e motivar a FS a agir sempre no estilo de Dom Bosco e com os traços típicos da amorevoleza do Santo de Genebra.

O primeiro dos dois pôsteres é obra do artista espanhol Agustín de la Torre, que no centro da imagem coloca um grande coração vermelho, fazendo de arquitrave a toda a leitura da obra: o coração, de fato, é o órgão central para a vida, o que leva a vida a todo o corpo; e que, no imaginário coletivo, é também a sede dos sentimentos, do qual nasce a esperança, a alegria, o amor que se deve partilhar com o próximo. E no coração salesiano que bate sempre pelos jovens – como sugerem os traçados de um eletrocardiograma esboçados num fundo multicor – já se vê num piscar d’olhos que há espaço para todos: é um coração do qual ninguém se pode considerar excluído.

Numa cena de grande impacto visual e de contornos cônsonos com a tradição salesiana, o autor introduz depois um elemento de autêntica novidade: uma perspectiva que enquadra os jovens desde o alto (‘em plongée’), como que utilizando olhar de Deus para vê-los; e, por outro lado, esse olhar é correspondido pelos jovens, que em sua atitude parecem projetar sonhos e anseios pelo rumo do Céu...

Dom Bosco, representado segundo a sua imagem clássica, já tornada patrimônio visual da humanidade, se coloca no ponto de convergência dos dois hemiciclos do coração, e com seu olhar franco e os braços abertos parece indicar a Salesianos e Família Salesiana (FS) tanto a virtude do acolhimento quanto a grande messe de jovens que o esperam: meninos e meninas de todas as cores, de diferentes faixas etárias, em variados estados de saúde e de situação social, empenhados em multíplices atividades: há quem se dedique à música, quem ame o esporte, quem cuide da Criação, quem, parece, cultivar o estudo religioso… Porque todo jovem é importante para Dom Bosco e seus seguidores; e em toda a atividade eles são convidados a ‘botar coração’.

Atrás de Dom Bosco, depois, são colocados dois Copatronos da Sociedade Salesiana, S. Francisco de Sales e Maria Auxiliadora, para recordar as origens e, mais ainda, as raízes da Congregação e da FS.

E para os espectadores mais atentos não será difícil em seguida individuar as mui numerosos outras referências inseridas de propósito no quadro - que dão sabor salesiano a esse pôster realmente exaltante: das rosas com espinhos do célebre sonho de Dom Bosco (no alto à esquerda) às castanhas sobre a perna do menino em cadeira de rodas (que remetem a um dos mais conhecidos milagres do Santo dos Jovens); do cão ‘Grìgio’ (Cinzento) no centro do coração, aos lugares dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) (em algumas camisetas de meninos); da típica cruz salesiana ao livro do Projeto de Vita Apostólica dos Salesianos Cooperadores (sobre o qual apoia a mão o menino ao alto à direita…, numa girândola de elementos que poderiam até ser objeto de um verdadeiro e específico concurso.

Todo o trabalho do artista espanhol, Agustín de la Torre, enfim, parece, gritando através da imagem recordar a todos os Membros da FS de ‘botar coração’ em tudo o que se fizer pelos jovens.



Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.