Aconteceu no dia 16/08, quinta-feira, a solenidade de Corpus Christi nas Presenças Salesianas da ISJB. 

Na Paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá/MG a celebração de Corpus Christi, aconteceu em frente à Praça da Matriz, remetendo às grandes celebrações já vividas pela paróquia em décadas anteriores. 

Os preparativos para a solenidade de Corpus Christi começaram bem cedo para os paroquianos, que se juntaram para a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Foi possível enxergar no rosto de todos os presentes a satisfação e a alegria em poder contribuir com seu trabalho e disposição para que Jesus Eucarístico pudesse ter um tapete digno para Si. 

Paróquia de São Domingos de Gusmão

A celebração foi presidida pelo pároco Padre Jonathan Alex da Costa e concelebrada pelos padres Pedro e Roberto. Foi uma belíssima celebração que ocorreu ao pôr do sol, deixando a celebração ainda mais especial. 

Ao final tivemos a Procissão Luminosa que contou com a participação de todas as pastorais e comunidade paroquial. Após a Procissão, o dia de Corpus Christi foi encerrado com a benção do Santíssimo, deixando todos os presentes extremamente emocionados .

Ainda em Minas Gerais, na Paróquia São Francisco de Sales, localizada em BH, a solenidade contou três momentos celebrativos: no período da manhã a celebração eucarística presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Natale Vitali , na comunidade Santíssima Trindade e São João Bosco no bairro de Nova Gameleira. No período da tarde, 18h, houve um momento sublime de adoração ao Santíssimo Sacramento na mesma comunidade e, em seguida, aconteceu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Bairro. Muitos fiéis paroquianos participaram do momento expressivo de fé.  Durante a procissão foram realizadas quatro estações, em casas de paroquianos, orações e benção foram dadas aos fiéis. No período da noite, 19h, aconteceu a missa solene na comunidade São João Bosco, presidida pelo pároco P José Paulino.

Paróquia de São Francisco Sales/ BH 

Nos Colégios Salesianos de Niterói, na cidade do Rio de Janeiro, também aconteceram  celebrações eucarísticas e confecções de tapetes de sal que são marca registrada dessa festividade.  A Presença Salesiana de Niterói ficou responsável por 11 tapetes ao todo.

A Comunidade Educativa e Pastoral do Colégio Salesiano Santa Rosa se reuniu na Av. Ernani do Amaral Peixoto, em Niterói, para a confecção dos tapetes. Nesta localidade a Celebração Eucarística foi presidida pelo Dom José Francisco Rezende Dias,  Arcebispo metropolitano de Niterói/RJ em frente a Câmara Municipal.

Confecção dos tapetes pelas Escolas Salesianas de Niterói/RJ

O Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga reuniu seus alunos, os pais e os educadores para prestigiar esse dia na Praça do Descobrimento, Rua Desembargador Leopoldo Muylaert, em Piratininga, Niterói. A Celebração Eucarística aconteceu na Igreja de São Sebastião, em Itaipu, Niterói, e foi presidida pelo Padre José Rodrigues Filho e concelebrada pelo Pe. Bruno Guimarães de Miranda.

A Solenidade de Corpus Christi deste ano reforçou a gratidão e a alegria que a Comunidade Educativa e Pastoral dos Salesianos de Niterói sentiu pelo retorno da atividade.

A Inspetoria São João Bosco ( ISJB) continua comprometida com o legado São João Bosco "Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.

 Essa notícia foi elaborada com a colaboração da PASCOM - Paróquia de São Domingos de Gusmão, Edilson Agreson da Silva, SDB e Ruan Gabriel Lima Da Costa.

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.