Tradicionalmente, no mês de maio, em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, acontece no Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá a Gincana Auxiliadora.

O evento, que tem mais de 25 anos é conhecido em toda a cidade e traz consigo memórias afetivas de várias gerações, tanto dos ex-alunos, quanto de todos aqueles que um dia passaram pelo Colégio nessa época do ano. Adolescentes e jovens de todos os cantos de Araxá paravam suas atividades para prestigiarem os jogos e as provas culturais.

Neste ano, com muito entusiasmo e cheios de energia, os alunos do Colégio (que estavam com saudades desse “alvoroço” já que na pandemia não foi realizada) foram divididos nas equipes Vermelha e Azul, assim como professores do turno matutino e colaboradores da área administrativa.

A comissão organizadora, liderada pelos Educadores Físicos Ulisses e Leonardo, contou ainda com o apoio da Direção, Equipe Pedagógica, Pastoral, TI e Comunicação.

Alvorada

Uma das provas mais animadas da Gincana é a Alvorada. Alunos e professores de ambas as equipes se concentraram no estacionamento do estádio de futebol, na mesma avenida onde o Colégio se localiza. Com apoio da Secretaria de Trânsito de Araxá e ao som da fanfarra liderada por alguns pais (que aproveitaram para relembrarem os velhos tempos), as equipes fizeram uma caminhada até o Ginásio para disputa de diversos jogos que ocorreram no sábado (13).

Arrecadação de alimentos

A prova de arrecadação, além do objetivo concreto (arrecadar), visa desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação nos alunos e demais participantes. A mobilização de todos os alunos do Colégio beneficia pessoas em vulnerabilidade social.

“A tarefa da gincana era arrecadar alimentos não perecíveis com familiares, amigos e com a comunidade. Essa tarefa, particularmente em 2023, vai ao encontro da Campanha da Fraternidade, que tem o tema, 'Fraternidade e Fome'. Colaborar com o desenvolvimento social faz parte da essência Salesiana e estamos muito felizes com o resultado”. (Emerson Silva, Diretor Pedagógico).

Neste ano, a prova arrecadou 1,2 toneladas de alimentos não perecíveis. De acordo com a Comissão Organizadora foram:
• 270 quilos de arroz
• 445 litros de óleo
• 140 quilos de feijão
• 380 quilos de macarrão

"É impressionante o quanto a gincana mexe com os sentimentos e emoções de todos os envolvidos, principalmente a alegria, a vontade de se divertir, o espírito de trabalhar em grupo, pelo grupo e dar o melhor de si”, comenta Ulisses, Professor de Educação Física.

Resultado

Foi um mês de muita animação, diversão e competição. Uma bela disputa!

Parabéns à equipe Vermelha, que venceu a Gincana!

E parabéns, também, a todos aqueles que fizeram dessa uma gincana mais uma que ficará marcada na história da Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá, pelo empenho, garra e amizade!

Confira algumas fotos de momentos muito especiais!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.