Com o lema “Fraternidade e Educação”, a Gincana Auxiliadora foi muito tradicional da cidade de Araxá/MG. No passado, o Colégio recebia para a gincana não só alunos, mas pessoas de toda a cidade, que passavam pelo pátio e ginásio para assistir aos jogos e disputas.

Ao longo dos anos e com as mudanças nas gerações a gincana passou a ser somente interna, mas isso não diminuiu o clima de alegria e festa que ela traz.

Além do intuito de socializar os alunos, o evento visa trazer integração, desinibição, informação e diversão nos âmbitos social, político, educacional e pastoral.

Dividida em duas equipes – vermelha e azul – lideradas pelos alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, as diversas provas aconteceram nos meses de maio, junho e julho.

Com quase 900 pontos distribuídos em provas esportivas, culturais e tarefas a serem cumpridas, em 2022 a Equipe Vermelha levou o título de campeã, com o placar de 521 x 354.


O professor de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Fernando França, que participou da Gincana também como aluno, quando estudou no Colégio, conta: “A Gincana Auxiliadora 2022 nos trouxe o melhor dos resultados: alunos mais responsáveis e maduros, aliado a uma enorme integração e união de todos os envolvidos”.


As primeiras tarefas foram a criação do “grito de paz” de cada equipe e a definição e confecção do mascote. A animação pode ser vista nos recreios com instrumentos musicais, fanfarras e as torcidas organizadas para incentivar os competidores dos jogos.

Os alunos treinaram, se dedicaram muito e fizeram sucesso no futebol de campo, no futsal, no vôlei, no handebol, na queimada real, no atletismo, na natação e no ciclismo.

A grande final aconteceu no sábado (07/07) com jogos e provas culturais, que envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, professores e equipe organizadora, com teatro, música, adivinhações e charadas, jogos de memória e coordenação motora.

Para o Professor de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, Ulisses Ferreira: “A Gincana possibilitou o renascimento dos esportes, tanto coletivos quanto individuais e a integração dos alunos no nosso Colégio!”

Foi gratificante! Experiências como essas são fundamentais para iniciação esportiva e desenvolvimento do trabalho em equipe. A gincana foi um momento de coroação por todo trabalho que realizamos ao longo do ano e observar toda a evolução que os alunos tiveram é o mais recompensador. Conta Leonardo Santana, professor de educação Física da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.


E, assim, os pátios de Dom Bosco e a salesianidade, tão importantes para a educação, se perpetuam, criando memórias afetivas e marcando a vida de todos aqueles que por eles passam.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.