O Grupo de Trabalho do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (GT CESAM 's) da Inspetoria São João Bosco retornou as suas atividades no formato remoto na última quarta-feira( 10/02). 

Diante dos desafios enfrentados pelo programa de aprendizagem, o principal objetivo deste GT é fomentar reflexões sobre a aprendizagem e o universo juvenil. Além de fortalecer a identidade do CESAM da ISJB, a partir do compartilhamento de boas práticas. 

Participam desse grupo Diretores Salesianos das obras, os Gerentes das unidades e/ou Coordenação, os Supervisores Pedagógicos que estão envolvidos em processos estratégicos nas presenças salesianas onde o CESAM tem incidência. 

As pautas abordam temas associados à aprendizagem com foco na incidência política e articulação; processos deliberativos comuns a todos repassados pelo Centro Inspetorial; demandas pontuais elencadas pelas unidades e demais temas que a coordenação da Ação Social julgar pertinente a serem trabalhados nestes encontros, podendo inclusive ter interlocução com outros setores da ISJB para esclarecimento e apontamentos que se façam necessários. ​

Para além disso, nos últimos encontros, as unidades foram convidadas a refletirem sobre: Qual a missão do CESAM’s no horizonte da ISJB? Quem são os interlocutores? Qual é a incidência do CESAM´s dentro do programa de aprendizagem ?  

Essas reflexões colaboram para tornar as ações mais assertivas, na medida em que, promovem o protagonismo e garantem os direitos dos adolescentes e jovens ao mercado de trabalho.   ​

“Avalio de grande importância o Grupo de Trabalho, por ser um momento de trocas e crescimento em conjunto. É a possibilidade de cada local (CESAM) dividir suas potencialidades e desafios, e juntos construir um trabalho com ainda mais qualidade.” afirma Fernanda Aparecida Chisté de Andrade, Coordenadora Socioeducativa-pastoral do CESAM/ES 


Conheça as iniciativas de Ação Social desenvolvidas pela Inspetoria São João Bosco e as unidades do CESAM: Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

 



Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.