Nos últimos dias, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia inaugurou mais um ambiente de formação do Programa de Socioaprendizagem: o laboratório de Help Desk. O termo se refere às atividades de montagem, diagnóstico e manutenção de computadores, que são desenvolvidas durante a qualificação profissional no módulo de inclusão digital. O espaço foi criado também para garantir maior comodidade aos aprendizes durante o manuseio dos equipamentos, que era realizado no laboratório de informática.

Um dos responsáveis pela condução das atividades no novo ambiente do CESAM Goiânia é o educador social Roberto Costa. Ele explica que o laboratório de Help Desk tem o objetivo de explorar competências que vão além das habilidades técnicas. Para ele, o novo espaço educativo favorece o desenvolvimento do trabalho em equipe, do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas. “É um local onde teoria e prática são integradas para consolidar o aprendizado relacionado ao atendimento e suporte técnico de computadores, alinhando-se às exigências do mercado de trabalho e favorecendo a empregabilidade.”
Edivan Lima também é um dos educadores sociais do CESAM Goiânia à frente do módulo de inclusão digital. Ele destaca que a possibilidade de “colocar a mão na massa” torna os encontros mais dinâmicos e envolventes para os aprendizes. “Com o novo laboratório teremos a oportunidade de aprofundar ainda mais o conteúdo com simulações práticas diversas. Além de apresentar as principais ferramentas para executar as manutenções, agora conseguimos explorar assuntos como manutenção preventiva e corretiva, principais causas e soluções de problemas relacionados à limpeza e interferências eletroestáticas.”
Os encontros do módulo de inclusão digital são realizados de forma progressiva, começando com noções básicas de informática e avançando para simulações práticas de casos reais de suporte técnico. “Além de um espaço dedicado a esses encontros, o laboratório facilita o acesso aos equipamentos e ferramentas, contribuindo para a fluidez da aprendizagem”, reforça Edivan.
A aprendiz Jeniffer afirma que sua experiência prática montando um computador no laboratório de Help Desk foi surpreendente desde o começo. “Aprendi bastante coisa. Eu não sabia ainda como montar um computador. Tive muitas dúvidas, mas no final acabou dando tudo certo. Foi bem descontraído e eu gostei bastante”. Já o aprendiz Davi acredita que associar o aprendizado teórico ao prático é fundamental para o aprendizado. “A experiência foi muito legal porque normalmente a gente vê sobre manutenção mais em vídeos. As dúvidas que nós tínhamos sobre montar ou desmontar o computador, a gente tirou tudo no encontro.”
Os encontros de Help Desk também buscam desenvolver habilidades de comunicação e postura profissional, fundamentais para o contato direto com usuários e clientes. De acordo com Roberto, as atividades acontecem de forma colaborativa, com os jovens trabalhando em duplas ou grupos para solucionar os problemas propostos, ou de modo individual. Segundo o educador, cada aprendiz também realiza exercícios práticos para avaliar o nível de domínio sobre as ferramentas em diferentes contextos. “Nos encontros, simulamos casos reais de atendimento ao usuário, explorando problemas de software, configuração de redes, instalação de programas.”

O laboratório de Help Desk conta com ferramentas e equipamentos de hardware, incluindo:

•                   Computadores desmontáveis para prática de montagem e manutenção;

•                   Placas-mãe de diversos modelos para estudo de compatibilidade;

•                   Processadores (CPUs e memórias RAM);

•                   Fontes de alimentação;

•                   Drives ópticos (DVD/CD);

•                   Gabinetes para montagem completa;

•                   Peças avulsas para troca;

•                   Kits de chave de precisão (Phillips, fenda, Torx etc.);

•                   Pulseiras e tapetes antiestáticos para evitar danos por eletricidade estática;

•                   Alicate de corte e bico fino (para cabos e ajustes).

 

Roberto ressalta que o CESAM Goiânia tem avaliado a possibilidade de expandir o uso do laboratório também em outros contextos do Programa de Socioaprendizagem. “Naturalmente, já estamos integrando esse ambiente formativo com outros módulos da qualificação profissional e em projetos onde os aprendizes podem simular prestação de serviços de TI. Também existe a perspectiva de ampliarmos sua utilização em oficinas temáticas, abertas à comunidade ou grupos específicos, e em atividades interdisciplinares.”
Segundo Edivan, a criação do laboratório de Help Desk reforça o compromisso do Programa de Socioaprendizagem com a oferta de uma formação cada vez mais completa, conectada às exigências do mundo do trabalho e atenta ao desenvolvimento integral dos aprendizes. “A expectativa é que o espaço continue inspirando novos aprendizados, ampliando oportunidades e preparando os jovens para atuarem com competência, responsabilidade e protagonismo em suas trajetórias profissionais.”

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