Entre os dias 15 e 18 de fevereiro a comunidade do Noviciado Sagrado Coração de Jesus de Barbacena – MG, teve a alegria de receber o Rev.mo Padre Natale Vitali, inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH), para a sua visita canônica. 

O inspetor, durante essa visita Inspetorial, que tem com o intuito de animar a comunidade em seus diversos campos de missão e ser uma figura carismática em meio àqueles que ali prestam seus serviços ao Reino do Senhor, sendo a própria presença de Dom Bosco entre nós.

No primeiro dia de sua visita, começamos celebrando a Sagrada Eucaristia na capela interna, São Francisco de Sales, seguida de jantar e adoração ao Santíssimo Sacramento. Na manhã da sexta, iniciamos com a oração das laudes, em louvor ao Deus criador por mais um dia na sua presença. Seguimos com a reunião de abertura, onde o inspetor nos apresentou um pouco dos trabalhos que a Inspetoria realiza e os projetos que temos para o futuro de cada presença. Para que ele possa conhecer um pouco da história de cada um e os anseios e expectativas para este ano de noviciado, durante o dia, padre Natale atendeu em colóquio os noviços e os demais irmãos salesianos. Terminamos o dia com o exercício penitencial da via-sacra, atividade muito cara aos cristãos, sobretudo no período quaresmal.

Em encontro com os noviços, o padre inspetor, manifestou sua alegria e satisfação em acolher a cada um na inspetoria, e contou-nos um pouco da sua história vocacional. Disse ainda que há na Igreja uma forte crise com alguns institutos religiosos, mas que, iluminados pela estreia 2024 “o sonho que faz sonhar”, ele sonha que nós sejamos continuadores do sonho de Dom Bosco, sonhando e possibilitando que outros também sonhem.

Encerramos os dias de visita com a Santa Missa dominical com os fiéis na capela semi-pública Sagrado Coração de Jesus, seguida de um agradável encontro com os membros dos grupos da Família Salesiana. Este encontro foi muito frutuoso para nossa caminhada, onde pudemos recordar e avaliar as atividades que foram propostas na última visita e traçar novas metas para o decorrer deste ano.

Após a última reunião com a comunidade salesiana, almoçamos solenemente para coroar este que foi um tempo de graça para todos nós.

Para os noviços, é muito importante ter sempre por perto a figura de um pai, que acompanha e quer o bem de seus filhos. Ficamos todos muito gratos a Deus por nos ter privilegiado com a visita Inspetorial afirmou o pré-noviço Fabrício Gomes.

Essa notícia foi elaborada pelo  pré-noviço Fabrício Gomes.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.