O Centro Dom Bosco em mais de seis décadas de atividades foi um espaço socioeducativo que proporcionou variadas atividades formativas, pastorais e de esporte e lazer para a população da cidade de Cachoeira do Campo em Minas Gerais. E no dia 26/09 iniciou a obra de restauração da cobertura e fachadas do prédio principal. Essa obra integra uma série de iniciativas para preservar o prédio principal do Centro Dom Bosco, assim como, estreitar o diálogo com instituições e grupos estratégicos da comunidade.

“A etapa de restauro da cobertura do prédio em telhado colonial é apenas o início da revitalização do prédio. Os maiores desafios dessa etapa são, sem dúvida nenhuma, o custo e os materiais a serem implantados, a fim de se manter as características originais do prédio. As telhas romanas originais, sem padrão de dimensão e qualidade, a serem mantidas na parte a parente do telhado e as madeiras com bitolas fora do atual padrão comercial e encontradas somente no norte do país são bons exemplos de desafios. Após a reforma da cobertura, o interior do prédio passará a ser uma preocupação. Mas essa preocupação relaciona-se intimamente ao uso da edificação. Antes de restaurar seu interior é preciso encontrar a vocação da edificação para um novo uso e assim criar um projeto interdisciplinar para aliar o restauro ao uso e sustentabilidade (social, ambiental e econômica)do bem, afirmou o Rafael Goulart engenheiro responsável pela empresa de engenharia sustentável de Verde Mooca.”

Em Agosto, a Inspetoria São João Bosco iniciou o processo de diálogo com instituições e grupos estratégicos da comunidade no Centro Inspetorial em Belo Horizonte. Esse processo de diálogo iniciou com o Vereador Kuruzu, Isaías e Ernane, representantes respectivamente do Residencial Dom Bosco e do movimento popular “Dom Bosco é nosso” no Centro Inspetorial em Belo Horizonte.

O segundo momento de diálogo aconteceu com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com a Reitora Cláudia Marliére e com Vice -reitor: Professor Hermínio Arias Nalini Júnior. Para o mês de outubro estão sendo articulados outros momentos de diálogo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Vereador Vantuir e o Grupo de ex- alunos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.