Entre os dias 26, 27 e 28 de maio, acontecerá na Casa Valdocco em Pará de Minas-MG, o "Encontro de Convivência Vocacional Inspetorial".

Esse encontro é motivo de grande alegria para nós, pois, trata-se do primeiro Encontro Vocacional Presencial, em nível inspetorial, que realizaremos, desde o início da pandemia de Covid-19.

O tema do nosso encontro será “Vocação: Graça e Missão” – Corações ardentes, pés a caminho, que em comunhão com toda a Igreja do Brasil, que vive o 3º Ano Vocacional sob esse mesmo tema.

Para falar sobre "Encontro de Convivência Vocacional Inspetorial" e sobre o tema ano vocacional convidamos o Salesiano , P. Denis Dutra Marques, SDB, Coordenador do Serviço Salesiano de Orientação Vocacional da Inspetoria São João Bosco.

Qual é o Encontro de Convivência Vocacional na Inspetoria São João Bosco? Qual o público-alvo desse Encontro?      

Convivência Vocacional é o nome que nós da ISJB damos aos encontros vocacionais. Nós temos três tipos de Convivência Vocacional diferentes na Inspetoria: 

a) Convivência Vocacional Inspetorial on-line b) Convivência Vocacional Inspetorial presencial c) Convivência Vocacional Regional Presencial

Nós chamamos por esse nome, porque acreditamos que a experiência de conviver numa comunidade salesiana é a maior propaganda vocacional que podemos fazer. Nada melhor do que o jovem que tem interesse e curiosidade com a Vida Salesiana aprender sobre a nossa vida, convivendo conosco.

Esses encontros são destinados para rapazes católicos que desejam conhecer melhor a Vida Religiosa Salesiana Consagrada. Podem participar desses encontros jovens a partir de 15 anos, mas a participação no Estágio Vocacional e o ingresso no Aspirantado salesiano só é permitido a partir dos 18 anos, para jovens que tenham concluído o Ensino Médio.

Qual é a expectativa para esse Encontro que será presencial em Pará de Minas? 

São muitas as expectativas, sobretudo porque esse será o primeiro encontro presencial, em nível inspetorial, que realizaremos na ISJB desde o início da Pandemia de Covid 19. Mas os encontros vocacionais são sempre uma boa oportunidade de integração dos jovens candidatos à vida religiosa salesiana com a comunidade salesiana e com o carisma salesiano. É sempre uma riqueza de intercâmbio de dons.

Fale um pouco sobre o tema deste ano “Vocação: Graça e Missão” – Corações ardentes, pés a caminho.

Em 2023 estamos vivendo o 3º Ano Vocacional no Brasil, vivido de 20 em 20 anos. O primeiro aconteceu em 1983 e teve como tema “Vem e segue-me”, o segundo foi em 2003 e teve como tema “Avancem para águas mais profundas”, e esse ano, o terceiro da história na nossa caminhada eclesial nacional, o tema é “Vocação: Graça e Missão” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, com o intuito de nos ajudar a refletir que toda vocação na Igreja nasce do coração de Deus, por isso é Graça, mas também depende da nossa adesão e compromisso, por isso é missão. E por isso, o lema nos ajuda a refletir que, como os discípulos de Emaús, não basta termos os corações ardidos pela graça de Deus, é preciso anunciar essa graça, e fazemos isso quando arregaçamos as mangas e pomos os pés a caminho, na missão. Desse modo, na Convivência Vocacional Salesiana que teremos aqui em Pará de Minas, refletiremos sobre isso com os jovens vocacionados. Teremos uma trilha vocacional, onde os jovens poderão viver essa experiência proposta pelo Ano Vocacional, dentro do que nos sugere a Espiritualidade Juvenil Salesiana, através das Tendas de Espiritualidade Salesiana.

Clique aqui para fazer inscrição no "Encontro de Convivência Vocacional Inspetorial".

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.