A Jornada Missionária Salesiana 2025 tem uma edição especial, marcada pela comemoração dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana. Este marco histórico será celebrado de forma vibrante, com uma série de atividades missionárias entre os dias 13 e 26 de julho de 2025. A cidade de Imperatriz (MA) está sendo o ponto de partida dessa jornada missionária, com forte mobilização nas Presenças Salesianas de Palmas (TO) e Brasília (DF).
Este ano, o tema da jornada será fortemente influenciado por essa data histórica, inspirando os jovens a "construir pontes de diálogo e serviço" e a vivenciarem a mesma missão que os primeiros missionários salesianos, enviados por São João Bosco, realizaram com tanto empenho e dedicação.
Em 1875, os primeiros missionários salesianos partiram para terras desconhecidas com o objetivo de levar a palavra de Deus aos mais necessitados. Hoje, 150 anos depois, os jovens da Inspetoria São João Bosco seguem o mesmo espírito, agora em uma jornada de evangelização que passa por diversas cidades e dioceses, mantendo viva a chama dessa missão. Com a inspiração de São João Bosco, o evento busca aproximar os jovens das realidades das comunidades e dioceses onde estão localizadas as Presenças Salesianas.
A jornada começa em Imperatriz (MA), de 13 a 20 de julho, com o envolvimento das comunidades locais de Palmas (TO) e Brasília (DF). Além disso, outras cidades de Minas Gerais, como Araxá, São João Del-Rei, Barbacena e Belo Horizonte estarão indo ao encontro de outra arquidiocese de Montes Claros, além de Pará de Minas (MG) rumo a Teixeira de Freitas, também serão pontos de grande mobilização missionária.
Esse evento será um marco de integração entre os jovens e as dioceses, como parte de um esforço coletivo de diálogo e evangelização, levando aos mais diversos lugares o testemunho salesiano e a presença de Cristo.
Os jovens serão enviados para as dioceses locais, onde terão a oportunidade de vivenciar a missão de maneira mais profunda e prática. A ideia é que eles, como construtores do diálogo, ajudem a fortalecer as relações entre a Igreja e a comunidade, ao mesmo tempo em que adquirem uma vivência missionária concreta. Os participantes, inspirados pelo espírito de São João Bosco, serão desafiados a transformar o que aprenderam em evangelização, sendo verdadeiros testemunhas de Cristo nas comunidades que visitam.
De acordo com Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz (MA), ele reforça "Vejo a Jornada como uma oportunidade de semear frutos de esperança e levar palavras de acolhimento às nossas comunidades. Sinto-me profundamente honrado e feliz por ela acontecer em nossa diocese".
A Jornada Missionária Salesiana de 2025 é mais do que uma simples jornada. É uma verdadeira celebração da história salesiana, uma oportunidade de vivenciar o que os primeiros missionários salesianos fizeram, e a chance de renovar o espírito de missão que caracteriza a educação e evangelização da Família Salesiana. São 150 anos de trabalho missionário contínuo, sempre com a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos, algo que continua a ser o coração da pedagogia de São João Bosco.
Em sintonia com as palavras de Walberto Giordano, Coordenador da PJS, “Essa jornada será uma chance ímpar para os jovens e as dioceses se aproximarem do carisma salesiano, entendendo que ser bons cristãos e honestos cidadãos é parte do caminho que eles devem seguir ao longo de sua vida missionária”.
Próximos Passos
Após a jornada em Imperatriz (MA), Teixeira de Freitas (BA) e Montes Claros (MG), teremos o fórum para os nossos missionários com a proposta de fortalecer ainda mais os laços de fé, diálogo e serviço, continuando a celebração dos 150 anos da primeira expedição missionária salesiana.
Essa edição especial da Jornada Missionária Salesiana 2025 promete ser um marco histórico, não apenas pela celebração dos 150 anos, mas pela renovação do compromisso de evangelização e serviço que sempre caracterizou a missão salesiana.