Na noite do dia 18 de fevereiro de 2023, na Comunidade Santíssima Trindade e São Judas Tadeu, pertencente à Paróquia Salesiana São Francisco de Sales, um momento emocionante marcou a celebração: Pedro Tiago Souza Pereira foi enviado ao Aspirantado Salesiano em Pará de Minas.

Pedro, de 18 anos, após ter tido contato com a Paróquia São Francisco de Sales, onde iniciou sua jornada eclesial, ingressou como aprendizdo CESAM MG em novembro de 2022 e, desde então, atuava como aprendiz auxiliando na secretaria paroquial. Além disso, desempenhava funções importantes como coordenador dos Servidores do Altar (SAL), da Juventude Missionária Salesiana (JMS) da paróquia, do Conselho Local da AJS de BH e da Coordenação do Conselho Inspetorial da AJS

A missa foi presidida pelo Pároco, Padre José Paulino de Godoy Junior, SDB, e concelebrada pelo Vice Inspetor e Diretor Geral e de Pastoral da Presença de Belo Horizonte, Padre José Ricardo Mole, SDB. Durante o ritual de envio, Pedro realizou a transição simbólica, trocando a veste de servidor do altar pela túnica branca que costuma ser utilizada pelos jovens que entram na casa de formação para a vida religiosa, um momento marcante para todos os presentes. A nova coordenadora do SAL, Ana Clara, juntamente com os outros coroinhas e acólitos, prestou homenagem a Pedro.

Ao ser questionado sobre sua experiência, Pedro afirmou:

 

“Meu primeiro contato com os Salesianos foi na Paróquia São Francisco de Sales, onde eu conheci o Padre José Paulino, um homem incrível que foi essencial em minha jornada de fé. Após a esse encontro tive muitas oportunidades de me conectar com outros padres salesianos e foi através de um padre chamado Ádano que fui introduzido no CESAM. O Padre Ádano ele indicou para os outros padres que eu ia embora, que não ia viver este carisma. Só que o Padre Ádano me inseriu no CESAM e me acompanhou nesta jornada. Minha entrada no CESAM marcou o início de uma nova fase em minha vida, tive a chance de crescer espiritualmente e ajudar outros jovens, especialmente os mais carentes. E aí através do CESAM eu pude entrar em contato com as outras presenças, no Colégio, no CESAM, no Centro Juvenil, ambientes onde floresceu minha fé. Me motivou a dedicar a minha vida a esses jovens, assim como também fui ajudado. E ao longo desse caminho aprendi muito com a diversidade de experiências, e personalidade dos jovens que encontrei no CESAM. Essa experiencia me fortaleceu e me ajudou muito a compreender a minha própria fé. E eu sou grato pela oportunidade de ter feito parte dessa comunidade e agradeço a todos os envolvidos, especialmente ao CESAM. Através do CESAM tive o máximo de contato com os outros padres, até no meio Inspetorial, onde entrei em grupos juvenis pela paróquia e pelo CESAM também. E agora saio do CESAM, eu levo comigo não apenas lições profissionais, mas também valores e uma missão que pretendo continuar seguindo. Eu agradeço por tudo que o CESAM fez, aprendi, me encorajou e encorajo os jovens a seguir essa vocação e seus sonhos, e que esses jovens confiem suas vidas a Deus e não tenham medo de seguir a sua vocação. Quero ser exemplo a eles e o CESAM de fato contribuiu muito para o meu discernimento. A missão continua a missão nunca acaba. E de fato posso dizer, que essa nova fase da minha vida que o CESAM pode me proporcionar e me ajudar.”

 

Todos da Paróquia São Francisco de Sales e do CESAM Minas desejam ao Pedro, que Dom Bosco abençoe muito sua caminhada.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.