Inicio das ações educativas pastorais no Brasil


Em 14 de julho de 1883 chegaram ao Brasil os primeiros Salesianos vindos do Uruguai liderados por D. Lasagna e o primeiro Diretor Pe. Miguel Borghino. Instalaram-se em uma chácara do bairro Santa Rosa em Niterói. 

A presença Salesiana em Niterói nos primórdios contou com Colégio de educação básica, Aspirantado para adolescentes e jovens, Escola de Artes e Ofícios e Paróquia Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. Atualmente, sedia em suas dependências o Colégio Santa Rosa e a Paróquia Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. 

Primeiros Salesianos chegados a Minas Gerais

Os primeiros Salesianos chegados a Minas Gerais vieram de Niterói/RJ. Existem registros desde 1884 de suas primeiras incursões acima da Serra de Petrópolis em busca de doações de pessoas boas de vontade em prol da manutenção do Colégio Santa Rosa. Ainda, os filhos de Dom Bosco também foram para Minas Gerais para o tratamento de saúde nas cidades de Barbacena e Caxambu devido ao seu clima ameno e acesso a cuidados médicos.

A partir de 1890 chegaram pedidos requerendo a presença dos Salesianos em Cachoeira do Campo, São João Del Rei, Caxambu, Caratinga e Manhuaçu. Em Cachoeira do Campo, hoje distrito da cidade de Ouro Preto (naquela ocasião a capital do Estado), havia uma recém-criada pelo Império uma Colônia Agrícola a qual a pedido do Vigário local Pe. Afonso Henrique de Figueiredo ao Governo de Minas foi doada aos Salesianos. 

Estes aceitaram e estabeleceram-se em 05 de fevereiro de 1896 com um grupo de 9 Salesianos sob a liderança do diretor Pe. Domingos Albanello com a finalidade de dar continuidade à Colônia através do Ensino Básico e Agrícola tendo por foco os meninos pobres e abandonados da região e os filhos de imigrantes italianos como havia pedido desde o início D. Bosco. Os Salesianos mantiveram durante a existência desta casa que fechou em 2009 uma Escola Agrícola, uma Escola de Ensino Fundamental, Aspirantado, Internato, Externato, um Centro Juvenil, um Oratório Festivo, atendimento a Comunidades Eclesiais da região e Casa de Retiros.    

A partir das Escolas Dom Bosco de Cachoeira do Campo, os Salesianos desenvolveram fundaram outras comunidades em Minas Gerais, em algumas onde houveram presença de Comunidades Religiosas Salesianas ainda cultivam o Carisma Salesiano com muito carinho e mantinha viva a memória de São João Bosco por meio de grupos da Família Salesiana e atividades ligadas ao universo juvenil: 

Ouro Preto (1898 a 1899); Ponte Nova (1940 a 2016); Araxá (1926); Itabira (1926); Barbacena (1909 -1918 e retorno em 1950); Pará de Minas (1944); Paraguassú (1952 – 1969); Uberlândia (1952 -1973); Santa Bárbara (1952 – 1971); Acesita (1957 – 1971). 

Criação da Inspetoria São João Bosco

A Inspetoria São João Bosco foi criada no dia 11 de dezembro de 1947 instalou sua sede no Instituto Salesiano São Francisco de Sales no bairro do Riachuelo no Rio de Janeiro. Sendo compostas pelos estados: Espírito Santos, Ricardo de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal.

Primeira Comunidade da ISJB

Em 1963 a sede da  Inspetoria foi transferida para o Colégio Salesiano em Belo Horizonte. Em setembro de  1976 foi transferida para a atual sede no Bairro Dom Cabral ao lado da PUC Minas. 

Atualmente a ISJB está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Com ações ligadas à educação, a ação social e a evangelização. 

Clique aqui para conhecer a programação completa com o Reitor Mor em Brasília.

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.