No último sábado, 30 de agosto, às 18h, a Comunidade Santa Edwiges, pertencente à Paróquia São José, em Itaúna, acolheu a Família Salesiana para um momento histórico e cheio de significado: a missa das primeiras promessas dos Salesianos Cooperadores e a renovação das promessas de dois membros de Itaúna.

A celebração foi presidida pelo Inspetor Pe Natale Vitali Forti e concelebrada pelo Pe. Geraldo Magalhães, ambos Salesianos de Dom Bosco. Também estavam presentes representantes do Conselho Provincial BBH, SC Hamilton Rodrigues da Silva - Coordenador, SC Clara Paiva - Secretária, SC Samuel Daldegan – Formador, além de representantes do Centro Local de Belo Horizonte e de Pará de Minas. Estiveram presentes ainda os Ex-Alunos Salesianos, representados pelo Sr. Marcos Flávio, missionários vindos da África e da Croácia, e também do Ir Yuri e os pré-noviços salesianos, que enriqueceram a celebração com sua participação.

Na celebração, quatro aspirantes, que durante dois anos percorreram um caminho formativo e de discernimento dentro da Igreja, assumiram publicamente o compromisso de viver e testemunhar o carisma de Dom Bosco segundo seu estado de vida. Outros cinco aspirantes continuam em formação e seguem se preparando para também fazer suas promessas.

A emoção marcou a missa, especialmente no instante em que os novos cooperadores disseram o seu “sim” ao chamado de Deus. Suas promessas expressam a disposição de cada um em colaborar com a missão salesiana, sobretudo no serviço aos jovens e à comunidade, unindo espiritualidade e ação concreta.

Na mesma celebração, foi realizado o rito de reconhecimento oficial da A.M.S (Adolescência Missionária Salesiana), conduzido Delegado Inspetorial de Animação Missionária, Walberto Giordano Santos Silva,um grupo formado por onze adolescentes que fizeram um caminho de aprofundamento da fé cristã e da espiritualidade salesiana. O grupo é fruto do trabalho desenvolvido pelo Oratório Festivo Mamãe Margarida, que há quatro anos promove atividades de lazer educativo em praça pública, além de oficinas de desenho, jogos, esportes e oferece lanche no espaço cedido pela comunidade local, sempre com o apoio do pároco, Pe. Marcelo Geraldo. Outro grupo de adolescentes também iniciou recentemente esse mesmo caminho missionário.

Com cânticos, orações e a participação calorosa da comunidade, a missa tornou-se um marco de comunhão, renovação e esperança. Ao final, destacou-se o convite para que todos se sintam corresponsáveis pela missão de educar, evangelizar e acompanhar os jovens, como sonhou Dom Bosco.

Essa notícia foi elaborada pelo Wendel Teixeira Machado.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.