O Cesam Vitória participou no dia 12 de dezembro da apresentação dos resultados do Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil – 2025. O evento, realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), em Vitória, reuniu instituições que compõem o Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (Feapeti) para celebrar os avanços na proteção de crianças e adolescentes no Espírito Santo.
A iniciativa, coordenada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/ES), conta com a atuação direta do Cesam Vitória como entidade formadora de aprendizagem profissional. O projeto busca afastar jovens do trabalho infantil, especialmente em feiras livres, encaminhando-os para políticas públicas adequadas e programas de qualificação socioprofissional.
Os números de 2025 revelam o impacto do trabalho em rede. De acordo com a Superintendência, 241 crianças e adolescentes foram afastados do trabalho infantil e 335 adolescentes foram inseridos na aprendizagem profissional ao longo do ano.
Desde sua criação em 2021, o projeto já alcançou a marca de 1.096 afastamentos de situações de trabalho irregular e garantiu a inserção de 960 jovens no mundo do trabalho de forma protegida e digna.
Compromisso com o Protagonismo Juvenil
A atuação do Cesam no projeto reforça sua missão institucional de promover a dignidade humana, em acordo com o projeto pedagógico e pastoral dos salesianos da Inspetoria São João Bosco, combatendo a evasão escolar e incentivar o protagonismo juvenil por meio do acompanhamento socioeducativo. Como destacou a procuradora do Trabalho, Thais Borges da Silva, a aprendizagem é uma "poderosa ferramenta social" que permite aos jovens em situação de vulnerabilidade desenvolver competências técnicas e exercer sua cidadania.
Para o Cesam-ES, os resultados deste ano simbolizam a vitória de um modelo que une fiscalização, acolhimento e oferta de oportunidades reais para que o jovem possa construir um futuro com segurança e liberdade.


