A Presença Salesiana de Niterói recebeu a Irmã Patricia Parraguez, FMA Filha de Maria Auxiliadora (Salesiana) do Chile, para fazer uma pesquisa de campo no Colégio Salesiano Santa Rosa para seu doutorado em Inovação em Ciências Sociais, pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha.

Com o propósito de levantar dados para sua pesquisa, a Irmã conheceu toda comunidade Educativa e Pastoral de Niterói, além de propor dinâmicas com a Equipe Gestora local: o Diretor Geral dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, Pe. Marcio José Montandon Marçal, SDB; o Diretor Administrativo-Financeiro, Ricardo Cabral Jacomelli; a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Santa Rosa, Simone Araújo; a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Região Oceânica, Claudia Braz; e o Tirocinante dos Colégios Salesianos de Niterói, Vanderlei Tonani, SDB.

Todo esse trabalho feito aqui no Brasil enriquecerá sua tese intitulada “A formação da Equipe Gestora: liderança pedagógica nas escolas Salesianas da América”.

Além da 1° Escola Salesiana do Brasil, o Colégio Salesiano Santa Rosa, que completará 139 em 2022, a Irmã chilena também visitou o Colégio Salesiano Região Oceânica-Piratininga, o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.

A pesquisadora surpreendeu-se com as metodologias aplicadas nas Escolas de Niterói, em especial na unidade de Santa Rosa, que foi sugerida pela Rede Salesiana Brasil de Escolas para essa pesquisa de campo.

Para dar continuidade ao seu projeto, era necessária uma aproximação mais concreta das realidades das Escolas Salesianas da América, analisar de forma ativa de como os gestores estão desenvolvendo os trabalhos de liderança nas escolas.

Relatos da sua passagem por Niterói

Para ela, o modelo de autogestão, aplicado desde 2017 em Santa Rosa, promove um protagonismo entre os jovens estudantes, com o intuito de facilitar suas aprendizagens. Combinando, assim, a presença do professor que ensina, mas que também possibilita que os alunos sejam autores e protagonistas de sua formação.

“Gostaria de destacar que as metodologias que estão aplicando aos alunos, especialmente os do Ensino Médio, me parecem muito relevantes. Poder combinar as aulas tradicionais como uma modalidade de autogestão de seus estudos muito bem-organizada e acompanhada”, afirma ela.

Antes de deixar o solo Niteroiense, a Irmã Patricia agradeceu o acolhimento da Equipe Gestora dos Colégios Salesianos de Niterói durante sua estadia na cidade.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.