Em Niterói, a primeira festa de Nossa Senhora Auxiliadora depois dos dois anos de restrições mais agudas em função da pandemia de COVID-19 foi especialmente participativa e animada. 

Os membros da comunidade paroquial, da Família Salesiana e devotos das mais variadas proveniências estiveram presentes na Basílica Mariana de Niteroi, para as celebrações, novenas, atos de devoção pessoal e comemorações populares. 

A programação teve início no dia 15 de maio, pela manhã com o novenário festivo, com reflexões sobre o Magnificat (Lc 1,46-55), além dos cânticos já tradicionais nesta época, nesta comunidade: “Ó Maria, Virgem poderosa”, “Salve Rainha” e “Auxiliadora, Virgem formosa”. 

No início da noite de domingo, 22 de maio, saiu da Basílica uma numerosa procissão conduzindo o andor de Nossa Senhora Auxiliadora, com a participação da Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa. Das janelas dos apartamentos, vivas e aplausos ao cortejo da Virgem Auxiliadora.

No dia 24 de maio, solenidade litúrgica de Maria, Auxílio dos Cristãos para a Família Salesiana, o senhor arcebispo de Niterói, Dom José Francisco presidiu a eucaristia logo cedo, ao som do órgão, seguindo-se a jornada com outras duas e concorridas celebrações. 

Entre as Missas, muitas pessoas visitaram a Basílica para um momento de oração e homenagem. Durante a novena, em todas as noites houve cantina ou barraquinhas, com saborosos salgados e doces preparados pelos grupos, pastorais, movimentos, comunidades das capelas e outras expressões da vida paroquial. 

Cheia de esperança, renovada pelos festejos de sua padroeira, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Niterói segue nos caminhos da missão e da vivência do carisma de Dom Bosco, em profunda comunhão com a Igreja local, onde a Virgem Auxiliadora é co-padroeira!

 Conheça a  Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora celebrou  no dia 24 de dezembro de 2018, o centenário de inauguração de seu templo principal, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. 

O projeto da Basílica coube ao engenheiro Domingos Delpiano, irmão salesiano, o mesmo que projetou o Monumento situado sobre a pequena colina aos fundos de nosso terreno, além de inúmeras igrejas no Uruguai, em São Paulo e outras cidades do Brasil. Homem de gosto apurado e boa formação acadêmica, afinou seu estilo ao do célebre arquiteto francês Jean Pierre Bossan, com quem estudou em Paris, e de quem recebeu forte influência. Costuma-se, assim, dizer que seus projetos têm o “estilo Bossan”, um misto de gótico e mourisco. 

Com o novo santuário, criou-se em Niterói um centro de devoção mariana, que constituiu mais um aspecto importante dessa fase de consolidação da obra salesiana no Rio de Janeiro. Um marco na história, pois aqui está a primeira casa Salesiana do Brasil.

Continue lendo sobre a Paróquia Salesiana de Niterói/RJ.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração do Salesiano Gustavo Correa Cola, SDB.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.