A programação do mês de Junho no CESAM/MG foi repleta de iniciativas: Diálogo, incidência política e celebração da Cultura Popular.  

O mês de junho iniciou com o projeto “Semana da Erradicação do Trabalho Infantil”, entre os dias 06 à 10 de junho, os  adolescentes e jovens foram convidados para dialogar e refletir sobre a importancia a inserção no mercado de forma protegida. 

Com a pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo nas notificações deste tipo de exploração, no Brasil e no mundo, por diversos motivos, o que reforça a importância da conscientização a respeito deste tema. 

“Semana da Erradicação do Trabalho Infantil”

Desenvolvido tanto no modelo presencial quanto no modelo remoto de aprendizagem, a iniciativa veio com a proposta de trazer informações sobre o panorama atual do trabalho infantil no Brasil e no mundo, piores formas de trabalho infantil e também informar a respeito das políticas públicas de combate a este mal. 

No dia 09 de junho, aprendizes e educadores participaram da audiência pública realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em prol do fortalecimento da aprendizagem profissional. 

Essa ação foi também mais uma oportunidade de ressaltar a importância da defesa da aprendizagem profissional, uma vez que esta importante ferramenta de promoção do ingresso do jovem no mercado de trabalho vem sofrendo ameaças desde a publicação da MP 1116, que coloca em xeque todos os avanços conquistados desde a criação do programa de aprendizagem profissional em meados do ano 2000. 

Projeto “Júri Simulado – Dilemas Éticos”

Atentos aos desafios que envolvem o programa de aprendizagem profissional foi realizado entre os dias 13 e 17 de junho  o  projeto “Júri Simulado – Dilemas Éticos”. 

No desenvolvimento deste projeto os aprendizes foram convidados a refletir sobre algumas situações reais de conflitos de ideias que ocorreram no mundo nos últimos tempos, e a partir delas analisar, à luz do pensamento ético e da moral, as questões que envolvem o posicionamento que cada um de nós decide ter nas relações sociais vivenciadas e o enfrentamento de fenômenos da atualidade como o “cancelamento” e a “fake News”. 

“Arraiá do Cesam/MG”

Aconteceu, no dia 21/06,  o “Arraiá do Cesam” com a participação dos 520 adolescentes e jovens. A festividade contou com diversas brincadeiras e comidas típicas tradicionais, concedidas de forma gratuita a todos os aprendizes, e também com a realização da grande dança de quadrilha.  

Clique aqui para conhecer as inciativas e projetos desenvolvidos pelo CESAM/MG.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Priscila Pelegrino e Luciana  Castilho.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.