A Congregação Salesiana deu um passo corajoso em favor da educação ecológica e da sustentabilidade ao nomear o P. Savio Silveira SDB a Coordenador para a Ecologia Integral no Setor da Pastoral Juvenil Salesiana para o mandato 2025-2031. A medida sublinha o empenho da Congregação em concretizar a visão da Encíclica «Laudato Si’», do Papa Francisco, e em formar os jovens como guardiães do Planeta.

Após completar com sucesso um mandato de seis anos como Superior da Inspetoria Salesiana da Índia-Mumbai (INB), o P. Silveira traz para sua nova função uma rica experiência em educação, pastoral, engajamento social. Sua sensibilidade às questões ambientais e sua dedicação ao desenvolvimento sustentável são, há muito tempo, traços distintivos de sua vocação salesiana.

Como Coordenador da “Don Bosco Green Alliance” - rede global que inclui mais de 600 instituições salesianas em 90 países – o P. Silveira liderou os esforços para promover a proteção do meio ambiente e o envolvimento dos jovens nas causas ecológicas. Sua liderança inspirou inúmeros jovens a abraçar um estilo de vida ecologicamente consciente, enquanto igualmente se defrontam com os desafios ecológicos globais.

Em sua nova posição, o P. Silveira liderará a Pastoral Juvenil Salesiana na integração das questões ecológicas em sua missão pastoral e educativa. Ele considera o compromisso ecológico uma como dimensão fundamental da Pastoral Juvenil Salesiana, enfatizando que o “cuidado de nossa Casa Comum” deve estar presente em todas as instituições salesianas, desde escolas até faculdades/universidades, oratórios, paróquias, centros juvenis...

Uma visão radicada na «Laudato Si'» e nos Valores salesianos

O P. Silveira inspira-se no Capítulo Geral 29 (CG29), que destaca a Ecologia Integral um como campo privilegiado do trabalho educativo-pastoral. Ele ressalta a importância da educação ecológica para os jovens, afirmando que “o compromisso ecológico não é um projeto opcional mas uma dimensão fundamental da Pastoral Juvenil Salesiana”.

Refletindo sobre o papel dos jovens no enfrentamento dos desafios ecológicos, Silveira enfatiza a necessidade de os jovens assumirem um papel de liderança. Ele imagina as instituições salesianas como plataformas nas quais os jovens podem:

– identificar questões ecológicas locais críticas;

– analisar suas causas profundas e projetar soluções;

– implementar planos de ação concretos;

– participar de movimentos ambientais globais, promovendo a colaboração e a responsabilidade compartilhada.

“Os jovens de hoje estão profundamente preocupados com as questões ecológicas e querem contribuir de forma significativa para a mudança - afirmou. - É nossa responsabilidade, como salesianos, apoiá-los e capacitá-los a liderarem esses esforços em nível local e global”. O P. Silveira aprofunda ainda mais a importância de sonhar grande e de se engajar com a ação coletiva. E afirma: “Há que sonhar com uma visão ampla e lutar por ela. Junto com os jovens, podemos construir um futuro sustentável, justo e cheio de esperança”. Essa visão reflete a missão salesiana de inspirar os jovens e, ao mesmo tempo, abordar as questões ecológicas urgentes.

Experiência e esperança da «Don Bosco Green Alliance»

A experiência de P. Savio Silveira com a “Don Bosco Green Alliance” moldou sua abordagem a essa nova função. Ele testemunhou a paixão dos jovens e o empenho das Inspetorias salesianas em todo o mundo por enfrentar a crise ecológica. Sob sua liderança, a rede cresceu e se tornou um vibrante movimento global, inspirando iniciativas inovadoras em todos os Continentes.

Essa experiência o enche de Esperança: “Estou confiante de que a Pastoral Juvenil Salesiana nos próximos anos dará passos decisivos para responder ao ‘clamor da terra e ao clamor dos pobres’ (Laudato Si’, 13)” - afirmou.

Missão compartilhada para o futuro

Por sua vez, o “BOSCOM South Asia” – organismo que coordena a comunicação social salesiana na Região Ásia Sul – expressou sua gratidão ao P. Silveira por seu serviço dedicado como responsável pela comunicação social. Sua nova nomeação reforça o compromisso da Congregação pela Laudato Si’, garantindo que a educação ecológica se há de tornar um marco de sua missão para com os jovens.

Ao assumir essa função fundamental, a liderança do P. Silveira promete inspirar um movimento salesiano global que não só eduque mas também responsabilize os jovens a agir em prol do Planeta. O seu percurso é um testemunho de determinação da Congregação em levar adiante o sonho de Dom Bosco: transformar a vida dos jovens e salvaguardar a Criação.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.