No final da primeira semana do mês de agosto, os colégios Salesianos Nossa Senhora da Vitória e Jardim Camburi, o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam-ES) e o Centro Universitário Salesiano (UniSales) receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.

A santa, enviada às instituições que a requisitam pelo Convento de Nossa Senhora da Penha, foi acolhida na manhã de quinta-feira (04),no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cesam-ES e UniSales, no intervalo cultural dos estudantes. Durante a tarde, os alunos tiveram um momento de recepção à imagem durante o tradicional encontro de Boa Tarde. Todos os momentos contaram com a participação do Pe. Romeu Dias, delegado da Pastoral da Juventude Salesiana, da Inspetoria São João Bosco, emBelo Horizonte (MG), que também visitou as instituições de Vitória durante a semana.

Na sexta-feira (05), a imagem esteve no Colégio Salesiano Jardim Camburi. A recepção aconteceu no pátio da escola, também nos momentos de intervalo dos estudantes e colaboradores durante a tarde.

“Foi o momento de partilhar essa mensagem de alegria, de uma mulher que recebe esse lugar de dignidade e admiração. Para os não católicos, podemos olhar e aprender muito com este exemplo de uma mulher que viveu a vontade de Deus, viveu a alegria do Cristo ressuscitado. Para os católicos, esse foi um momento de proximidade com a nossa padroeira, protetora e a quem admiramos e reverenciamos como mãe”, explicou o Pe. Romeu Dias.

Durante as acolhidas da imagem, o Pe. Romeu Dias celebrou uma reflexão inspirada pela padroeira do Estado e sua alegria, já que a santa é também conhecida por Nossa Senhora das Alegrias. Durante as atividades no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, o padre recebeu ainda as orações de estudantes e foi homenageado, recebendo de recordação uma camiseta do Estado do Espírito Santo e uma arte produzida pelos estudantes do Cesam-ES.

Oficialização e reconhecimento dos Adolescentes Missionários Salesianos

Encerrando a visita da imagem de Nossa Senhora da Penha às instituições, na noite de sexta-feira (05), a imagem foi incluída na missa de reconhecimento da Adolescência Missionária Salesiana (AMS), em Jardim Camburi.

A missa foi presidida pelo Pe. Romeu Dias em Jardim Camburi. O grupo, composto por mais de 40adolescentes de 12 a 15 anos, tem se reunido desde abril e dedica o tempo ao estudo da evangelização e à realização de atividades missionárias adequadas à faixa etária dos integrantes.

“Foi uma cerimônia linda! A adolescência missionária tem um papel muito importante não só na vida desses jovens, como de todos que têm contato com eles, como as crianças da Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (Caoca). Na ação missionária eles passam a conhecer um universo diferente, de meninos e meninas que vivem outra realidade. Esse trabalho reforça valores de amor, solidariedade, além de trabalhar a espiritualidade nesses adolescentes”, explica a coordenadora da Pastoral Juvenil Salesiana de Jardim Camburi, Sandra de Oliveira.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.