Entre os dias 7 e 16 de agosto, a Presença Salesiana de Goiânia realizou a Semana de Dom Bosco, em comemoração ao aniversário de nascimento do fundador da Sociedade São Francisco de Sales (Salesianos). Giovanni Melchiore Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, em uma fazenda localizada nas colinas de Becchi, na Itália. Proclamado pai e mestre da juventude pelo Papa João Paulo II, São João Bosco criou a Congregação Salesiana com a missão educativo-pastoral de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

O santo dedicou sua vida aos jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, e desenvolveu o sistema preventivo baseado no tripé: razão, religião e amor. Devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora junto com Maria Domenica Mazzarello. O método educativo de São João Bosco busca incentivar os jovens a trilharem bons caminhos, sendo uma referência em todo o mundo. Essa abordagem pedagógica reflete o Sonho dos 9 anos, em que um homem diz a João Bosco para educar “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”.

A natividade de São João Bosco é celebrada em todas as obras dos Salesianos de Dom Bosco e das Irmãs Salesianas. Mais do que uma data comemorativa, a ocasião é vivida como um momento de renovação do carisma salesiano e de união entre os diversos espaços educativos e pastorais. Na Presença Salesiana de Goiânia, as atividades integraram todos os ambientes de missão, que são compostos por: Paróquia São João Bosco; Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Colégio Salesiano Goiânia; CESAM Goiânia; Oratório Festivo Dom Bosco; Oratório Festivo Bartolomeu Garelli; Centro Juvenil São Domingos Sávio.

O diretor geral da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Wagner Gama, explica que a Semana de Dom Bosco celebra a vida e o legado construído pelo fundador da congregação, que está presente em 133 países. Para ele, as atividades realizadas nos ambientes de missão reforçam o carisma e o propósito salesiano: educar e evangelizar. “Ao longo de toda a semana, tivemos várias atividades no colégio, no CESAM e nas duas paróquias. Encerramos com o oratório e a missa solene da natividade de Dom Bosco, na Paróquia São João Bosco. É uma alegria poder celebrar o nosso santo padroeiro e concluir essa festa da melhor forma possível, com um oratório e uma celebração litúrgica. Viva São João Bosco!”

As duas comunidades paroquiais realizaram a Novena da Natividade de São João Bosco, que aconteceu entre os dias 7 e 15/08. De modo especial, no primeiro dia aconteceu a missa com a dedicação do novo altar da Paróquia São João Bosco, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino. No último dia, a Presença Salesiana de Goiânia também se reuniu para a celebração eucarística com a procissão de encerramento da novena. No dia 16/08, a paróquia celebrou a Missa Solene e a Festa de São João Bosco.

No Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, os adolescentes e jovens do Programa de Socioaprendizagem participaram de uma acolhida dedicada a Dom Bosco. Além do momento de oração e reflexão, os aprendizes também se divertiram em um quiz de perguntas e respostas sobre sua vida e trajetória. “A gincana foi bem dinâmica e eu adorei os prêmios. É muito importante comemorar a Semana de Dom Bosco porque ele foi um homem importante e acolhedor para nós, jovens. Ele é também muito inspirador por tudo que fez e por tudo o que inspirou as outras pessoas a fazerem”, afirma o aprendiz Luiz Ribeiro.

As crianças do Salesiano Goiânia tiveram momentos dedicados ao aprendizado sobre a história e os sonhos de São João Bosco, especialmente o dos 9 anos. Além disso, os estudantes também participaram de uma gincana especial e foram surpreendidos quando o “próprio” Dom Bosco apareceu para brincar com eles. Junto à leitura e comentário do evangelho do dia, a acolhida com as famílias dos alunos também abordou ensinamentos de Dom Bosco e suas aplicações na vida da comunidade escolar.

Para reunir todos os ambientes de missão em um momento de comemoração e fraternidade, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu uma das atividades mais características da identidade carismática: o Oratório Festivo São João Bosco. Ele foi realizado na manhã do dia 16/08, no complexo educativo-pastoral que integra colégio, CESAM e Paróquia São João Bosco. O encontro foi um momento de alegria, partilha e espírito salesiano. A Santa Missa iniciou a programação, que contou com diversos jogos, brinquedos, brincadeiras e roda de capoeira para as crianças, adolescentes e jovens de todas as casas salesianas. Além da diversão, os participantes também ganharam lanche, pipoca, algodão-doce, picolé e um almoço especial.

Hideki Miyamoto é pai de dois estudantes do Salesiano Goiânia e afirma que participar do oratório festivo foi uma oportunidade de voltar a ser criança e relembrar sua própria trajetória. “Para mim, o dia foi de relembrar um pouquinho do meu passado, porque eu sou um ex-aluno salesiano da cidade de Salvador. Participamos da missa e passou um filme do passado, de todos os ensinamentos que eu tive dentro da minha escola e os ensinamentos do Dom Bosco. É também uma oportunidade de passar um pouquinho desses ensinamentos para meus filhos.”
O estudante Luiz Fernando (7º ano) participou pela primeira vez de um oratório e afirma que a atividade foi uma novidade que gostaria de repetir novamente, destacando que se sentiu muito acolhido do começo ao fim. “Achei muito legal a experiência do oratório festivo e gostaria de ir mais vezes porque eu consigo encontrar e me divertir com meus amigos. Também gostei das atividades, das brincadeiras e do jeito como todo mundo foi receptivo comigo.”
Vivian Furtuoso, do Oratório Dom Bosco, diz que ficou encantada com o ambiente e a alegria de todos durante o encontro. “Gostei muito daqui. É a primeira vez que venho, mas quero participar mais vezes.” Já Júlia Oliveira, do Centro Juvenis São Domingos Sávio, afirma que ficou maravilhada com as atividades do Oratório Festivo São João Bosco. “O que eu mais gostei foi das brincadeiras e dos pula-pula. Brinquei muito e comi bastante.”
Com um olhar atento à beleza do oratório festivo, a aprendiz Eveline Santos destaca a importância da fraternidade para o momento. “A gente pôde partilhar alimentos, diversão e alegria. Falar da Palavra de Deus, sobre Dom Bosco, me divertir e ver crianças brincando me deixou muito feliz. O sentimento é de gratidão por fazer parte desse lugar e ver o quanto os salesianos de Goiânia fazem bem não só para mim, mas para outras pessoas também. Então, eu só tenho que agradecer e dizer que foi tudo maravilhoso. No próximo, eu quero ver mais jovens aqui com a gente!”
A Semana de Dom Bosco na Presença Salesiana de Goiânia reafirma a força do carisma que guia toda a comunidade. Pe. Wagner Gama ressalta que celebrar o legado de São João Bosco significa cultivar uma educação-pastoral fundamentada no respeito, na esperança e no cuidado mútuo. “Essa celebração nos inspira a avançar na missão de formar ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, preparados para realizar seus sonhos e contribuir para a construção de um futuro mais solidário e fraterno.”

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.