No mês de maio, entre os dias 22 e 26,  os Centros  Juvenis de Belo Horizonte e Pará de Minas em Minas Gerais  receberam a visita da equipe do PRÓ-REDE, o Projeto de Fortalecimento Carismático e Desenvolvimento Institucional da Ação Social Salesiana em Rede no Brasil.

Nos dias 22 e 23 de maio, o Centro Juvenil Dom Bosco ( CJDB)  localizado em Belo Horizonte- MG, recebeu a visita da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira, juntamente com os formadores da Ação Social, Cinthia Kirchner e Eduardo dos Santos Batista.

A equipe do CJDB preparou um café da manhã e um bom dia, especial para acolhê-los. Foram dois dias de muita partilha e aprendizado, onde no primeiro com dinâmicas e conversas exclusivas com os educadores, e no segundo os educandos tiveram manhã diferente onde eles desenharam e apresentaram para todos qual é o CJDB dos sonhos.

Nos dias 25 e 26 de maio, foi o momento de visita do Centro Juvenil São Domingos Sávio em Pará de Minas-MG.

Assim como em Belo Horizonte, a Equipe do Pró-Rede teve um momento com a equipe da unidade realizando trabalhos diversos com o objetivo de traçar um diagnóstico local, com vistas a ressignificação da obra em suas dimensões de sustentabilidade carismática e sustentabilidade por meio de projetos.

A programação da visita a Pará de Minas, também prévio um momento de interlocução com os educandos pela manhã e com a gestão da obra pela tarde, finalizando com uma visita in locco na comunidade do Padre Libério e entorno, de onde provém 95% dos atendidos do Centro Juvenil.

“Os trabalhos do pró-rede foram conduzidos de forma criativa e lúdica, contribuindo com a formação e motivação da equipe do Centro Juvenil”. Disse Ana Paula, Gerente Socioeducativa e Pastoral.

“Este momento foi muito importante para mim, que sou educador social. Consegui perceber mais ainda a complexidade e a seriedade do trabalho salesiano em prol daqueles que mais necessitam. Gostei muito do momento da elaboração dos projetos e fiquei feliz com o resultado final, afirmou  João Felipe, educador social.

Sobre o Pró-Rede

O Pró-Rede é um projeto de fortalecimento carismático e desenvolvimento institucional das obras sociais salesianas, é uma abordagem com intuito de instrumentalizar as presenças de ação social para promover a sustentabilidade carismática, autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e fortalecer a capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela diretoria executiva da Rede Salesiana Brasil- Social.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Ana Paula Carvalho e Renata Cristina de Castro Miranda.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.