Nos dias 29 e 30 de março, os Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga respectivamente, receberam o Secretário de Direitos Humanos de Niterói, Raphael Costa, para uma conversa com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, que optaram pelo Itinerário de Ciências Humanas e Linguagens, sobre Direitos Humanos.

O tema é fundamental para jovens que estão no Ensino Médio, pois, em breve, começarão a se preparar para as provas dos vestibulares. E uma das cinco competências exigidas na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem relação direta com o respeito aos Diretos Humanos.

No primeiro momento, os alunos puderam compartilhar situações que eles vivenciaram e que ferem os diretos humanos de uma pessoa, como é o caso do racismo, assédio e xenofobia, por exemplo.

Nas palestras, o Raphael explicou para os estudantes a relação da desigualdade social com os direitos humanos. A maior parte da população não tem acesso à uma alimentação adequada, moradia, saneamento básico, educação de qualidade e, muitas das vezes, nem atendimento médico possuem quando necessário. Essas situações, que ainda são recorrentes atualmente, ferem a dignidade de um ser humano.

A conversa serviu como uma reflexão, para que os alunos possam perceber que vivem uma sociedade extremamente desigual. Segundo o palestrante, essa sociedade não reconhece o valor das pessoas, por isso naturalizam ações discriminatórias. No senso comum, por exemplo, a sociedade acredita que algumas pessoas são “pobres” porque “querem”, ignorando totalmente o fato que nem todos usufruem das mesmas oportunidades.

Após isso, os jovens perceberam o quão importante é praticar a “empatia”, que eles precisam se colocar no outro, entender as suas necessidades, e consequentemente, furar suas bolhas sociais.

Segundo o Raphael, a formação dos Direitos Humanos é muito importante para a formação dos profissionais e cidadãos que os alunos Salesianos serão futuramente.

“Foi uma oportunidade muito bacana de promover um diálogo, uma conscientização da vida humana. E é muito bacana ver oque eles trouxeram de conhecimento e experiências sobre esse tema.” - afirma o Secretário de Direitos Humanos.

 

 

Olhar Pedagógico

Segundo os Professores Gabriel Estrella e Luiz Vagner, a questão dos Diretos humanos é muito relevante nos dias atuais, e é um tema que tem sido trabalho nas aulas do Itinerário de “Vida e Sociedade”.

“A palestra foi muito legal, pois abriu o espaço para eles (os alunos) falarem de suas vivências e também puderam perceber situação em que os direitos humanos são violados. Foi muito dinâmica, os estudantes participaram bastante. A conversa foi muito produtiva.” -  comentou Gabriel.
“Palestras como essa são fundamentais para nossos alunos. Em momentos assim podemos aprender como melhorar nossos posicionamentos em relação aos direitos humanos, compreender a importância da dignidade humana e o nosso de verde defender esses direitos. O Raphael conseguiu passar, de uma forma clara e dinâmica, como todos nós podemos e devemos defender os direitos de todos.” - afirma Luiz.

 Parabéns aos alunos Salesianos, que se dedicam a realizar sonhos enquanto fazem a diferença social!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.