A missão que Jesus confiou a Dom Bosco, assim como em toda a nossa Igreja, foi construída por muitas mãos que compreendendo o fruto do trabalho delas transformaria a realidade da sociedade. Assim expandiu o carisma de nosso fundador no mundo, por salesianos consagrados e salesianos de coração, leigos e leigas, adultos e jovens que se doam na realização da missão e inspiram outros jovens possibilitando-os assimilar valores e mudar de vida.

O trabalho voluntário é uma ação de dedicação que o sujeito se identifica com a ação e faz com o coração, sempre beneficiando pessoas que necessitam dessa doação. O Oratório Festivo Dom Bosco de Palmas não aconteceria sem esse trabalho. São leigos, adolescentes, jovens e adultos que se dedicam todo sábado na condução do ambiente de missão junto aos salesianos consagrados e que, inspirando no Sistema Preventivo e no Carisma Salesiano, promovem uma ação de presença na vida de muitos adolescentes e jovens que encontram no Oratório de Palmas um ambiente acolhedor e uma extensão de suas casas.

Esse ambiente, só tem o resultado frutuoso devido aos voluntários que nele se dedicam juntamente com os salesianos consagrados. Assim, percebe-se que a essência do voluntariado é uma vocação. A vocação de se doar e com sua dedicação colaborar e construir algo melhor para seus destinatários na causa defendida. No caso do Oratório em Palmas, a vocação dos voluntários se concretiza na pedagogia da presença. É no estar em cada ambiente que eles conhecem os outros jovens e nesse estar e liderar os espaços, os jogos entre outras ações, eles desenvolvem o protagonismo deles próprios, consolidando o carisma com sua vida e trilhando assim perspectivas para um futuro melhor e próximo de Dom Bosco.

O trabalho voluntário no Oratório, pode ser uma fase passageira, que contribui com a missão e na formação integral do mesmo, mas pode ser uma porta para vocações religiosas e leigas da família salesiana, criando um ambiente familiar no qual eles não querem sair, mas querem pertencer e enraizar o ser salesiano. A vocação do voluntário ultrapassa a perspectiva salarial, ela enobrece a experiência do jovem voluntário, soma no currículo, promove o protagonismo, torna o sujeito mais humano e cristão agregando em sua vida não o preço e sim os seus valores. Ela é um dom de Deus!

No Oratório Festivo Dom Bosco em Palmas, contamos com a presença de 31 Voluntários, entre eles 26 são adolescentes e jovens que tem cada vez mais afirmado com sua maneira de agir a famosa frase do início de nossa Congregação, mas que se repete até hoje em todos os lugares “eu fico com Dom Bosco”.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.