(ANS - Pádua) - O Consórcio Universitário Itália para a Argentina (CUIA), realizado de 17 a 18 de novembro de 2022 no novíssimo auditório da Universidade de Pádua e parte dos eventos comemorativos do 800º Aniversário de Fundação da Universidade, dedicou uma sessão completa de dois dias de estudos à figura e à obra do P. Alberto M. de Agostini, salesiano e grande missionário-explorador da Patagônia Meridional e da Terra do Fogo.

A Professora Maria Gabriella Dionisi, da Universidade Tuscia, de Viterbo, e o P. Francesco Motto SDB, do Instituto Histórico Salesiano, falaram na ocasião, que também contou com a exibição do filme original do P. De Agostini "Terre Magellaniche" (Terras Magalânicas, 1933) e com a reabertura ao público da exposição sobre o P. De Agostini, que havia sido inaugurada no dia 25 de abril, na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), de Roma, durante a Conferência internacional de estudos: “Imagens de um mundo desaparecido. O P. Alberto Maria De Agostini (1883-1960) - O homem, a natureza, a arte, a ciência".

Ao longo do ano de 2022, graças ao livro de Nicola Bottiglieri, “Magalhães e Dom Bosco pelo mundo. Memória dos lugares” (Turim, LDC 2019), as figuras de Dom Bosco e do P. De Agostini foram lembradas e apreciadas em diversas ocasiões civis: em Turim, em maio, na Feira Internacional do Livro; em Roma, em junho, no Instituto Ítalo--Latino-Americano; em Salerno, no mesmo mês, durante o Festival de Literatura; novamente em Roma, em setembro, no Festival de Literatura de Viagem; e em Vicenza, em outubro, por ocasião das comemorações dos 500 anos da viagem de Magalhães, contadas pelo vicentino Antonio Pigafetta. Na ocasião, fora mui apreciado o já citado filme "Terre magellaniche", do P. De Agostini, também apresentado nas páginas do jornal « L’Osservatore Romano ».

Em suma, um Dom Bosco e um P. De Agostini ainda "presentes e significativos" nos meios culturais seculares de toda a Itália, e fora dela, 134 e 62 anos após seus respectivos falecimentos.

Fonte: ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.