O Colégio Salesiano Santa Rosa elaborou os componentes curriculares do Novo Ensino Médio a partir de pesquisas feitas com os alunos e encontros com pais e responsáveis, na intenção de colocar as necessidades, interesses e desejos dos estudantes em primeiro lugar, para que eles sejam, de fato, os protagonistas da própria história. Por conta disso, os itinerários formativos foram pensados não apenas para desenvolvê-los acadêmica e profissionalmente, mas, também, para orientá-los na construção dos seus Projetos de Vida.  


Um dos oito componentes eletivos ofertados pela escola é o curso de “Fundamentos da Medicina”, voltado aos alunos que se identificam e planejam cursar uma graduação para, futuramente, se tornarem profissionais na área da saúde. E, com a finalidade de apresentar aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, uma vertente desse segmento que fura a bolha do senso comum, o Salesiano Santa Rosa recebeu o ex-aluno e ex-atleta Salesiano, Bruno Araujo, que compartilhou suas vivências profissionais como Educador Físico e graduando em Nutrição.  


Segundo Araujo, há muitos profissionais que se preocupam apenas com conhecimentos científicos, teóricos e linguagens técnicas, mas deixam um pouco de lado a parte humana. Por isso, ele buscou estudos que o ajudaram a olhar atentamente para as pessoas, a fim de atender suas necessidades e comportamentos, de forma personalizada. Para se aprimorar, também se formou em Programação Neurolinguística (PNL), em Psicologia do Esporte, em Treinamento de Força e em Bodybuilding Coach.


“Pessoas precisam de pessoas. E tem pouco Educador Físico que entende de pessoas. Foi aí que comecei a buscar um diferencial para que eu pudesse me conectar melhor [com as pessoas]. Eu percebia que tinha uma certa habilidade de comunicação e procurei me desenvolver”, diz ele.  


Atualmente, Bruno atua como Educador Físico em academias e consultórios, trabalhando com equipe multidisciplinar para a formulação de planejamentos de treinos. Ele explica que muitas pessoas o procuram não apenas para cuidar da parte estética, mas sim da parte mental, então ele atua de forma positiva, a fim de contribuir para a melhoria da autoestima do cliente.


Esse encontro com o ex-aluno Salesiano possibilitou não só que os alunos percebessem um segmento diferente da área da saúde, podendo estimulá-los a pesquisarem outras especialidades, além das que já conhecem, como também a exercitar critérios de escolhas saudáveis para os seus Projetos de Vida.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.