(ANS – Cidade do Vaticano) – Criar alianças para o bem comum é o cerne da mensagem em vídeo que o Papa Francisco enviou a Dubai no domingo, 3 de dezembro de 2023, expressando o seu pesar por não ter podido estar presente na Cop28 e convidando o Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, a representá-lo no ‘Faith Pavillon’, Pavilhão da Fé, enfatizando a sua importância, visto que é a primeira vez que é criado um pavilhão religioso no âmbito de uma Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas.

Que a Cop28 em curso nos Emirados Árabes Unidos sedie um Pavilhão da Fé é um sinal de querer testemunhar que é possível criar boas alianças pelo interesse comum. Entre estes, “os mais importantes hoje são a paz e o clima”, afirma o Pontífice.

“O mundo, hoje, precisa de alianças que não sejam contra alguém, mas em favor de todos. Urge que as religiões, sem cair na armadilha do sincretismo, deem o bom exemplo de trabalharem juntas, não para os próprios interesses nem para os interesses duma parte, mas para os interesses do nosso mundo”, afirma o Pontífice no seu discurso.

Para o futuro, especialmente das pessoas mais vulneráveis, e para o futuro de todos, a exortação do Papa é: salvaguardar a Criação e proteger a Casa Comum. “Vivamos em paz e promovamos a paz!” - convida Francisco.

“Demos o exemplo como representantes religiosos, exorta por fim, para manifestar que é possível uma mudança, para testemunhar estilos de vida respeitosos e sustentáveis, e peçamos em alto e bom som, aos responsáveis das nações, que seja preservada a Casa Comum. Em particular, pelos pequenos e os pobres, cujas orações chegam ao trono do Altíssimo”, acrescenta o Santo Padre.

No mesmo dia, o Papa Francisco abordou o tema do clima e da COP28 também na mensagem oferecida à margem do Ângelus dominical, pronunciado na Casa “Santa Marta”, devido à Sua saúde. O Papa – entre os signatários de uma declaração de todos os líderes religiosos que convida diferentes crenças a se unirem para “curar o nosso mundo ferido” – reiterou: “Embora à distância, estou acompanhando com grande atenção o trabalho da Cop28, em Dubai. Estou perto. Renovo o meu apelo para que respondamos às alterações climáticas com mudanças políticas concretas: saiamos das vielas estreitas dos particularismos e dos nacionalismos, são esquemas do passado, e abracemos uma visão comum, comprometendo-nos todos agora, sem demora, numa necessária conversão ecológica global".

O primeiro Pavilhão da Fé é um espaço pioneiro concebido para ser o ponto focal para a promoção de uma colaboração e envolvimento inter-religioso significativos, com o objetivo de catalisar uma ação climática eficaz e ambiciosa. Durante os dias vértice (30 de novembro-12 de dezembro de 2023), gerará uma oportunidade de diálogo com representantes religiosos e indígenas, cientistas, jovens e líderes políticos, para acelerar a ação climática em mais de 60 sessões, representando mais de 100 organizações.

Fonte: ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.