No 14 de julho de 2022, enquanto as comunidades salesianas em todo o Brasil celebravam os 139 anos da chegada dos primeiros filhos de Dom Bosco à “Terra de Santa Cruz”, na Basílica Menor de Nossa Senhora Auxiliadora de Niterói as comemorações revestiram-se de especial significado. Não somente porque a Basílica é parte da primeira presença salesiana no Brasil, mas, também, porque esta ocasião foi a escolhida para a reinauguração do “Altar da Almas”, capela reservada na parte traseira do templo para a conservação dos restos mortais de Dom Luiz Lasagna e outros salesianos.

Durante os trabalhos, descobriu-se que uma camada de massa e tinta escondia o revestimento original das paredes, em “stucco marmo”, clássica e refinada técnica artística. Todo o retábulo, com um painel da Pietà, também foi recuperado, e agora exibe, revitalizado, o acabamento em estilo mosaico. O altar, em mármore de Carrara e detalhes em ônix nas cores amarela e verde, foi completamente limpo. Todo o projeto da capela é do Padre Paulo Consolini que, por sinal, está sepultado num dos nichos ao lado do altar.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Niterói celebra os 139 anos da chegada dos primeiros filhos de Dom Bosco à “Terra de Santa Cruz”

A Dom Luiz Lasagna, há duas homenagens: uma escultura funerária e uma lápide descritiva do acidente ferroviário que o vitimou. Dom Lasagna era superior dos salesianos do Uruguai e conduziu os primeiros missionários na vinda para Niterói.

 Esperamos que a memória de nossa história seja ainda mais cultivada e divulgada pela reapresentação deste singelo “panteão” salesiano. Nos 75 anos da Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte, este marco remete ao passado e lança luz sobre um futuro feliz, tão sadias e robustas são suas raízes!

 

Essa notícia foi elaborada pelo André Moura de Almeida coordenador da PASCOM, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.