A Paróquia São Francisco de Sales celebrou no último domingo (12/06) a Solenidade da Santíssima Trindade.  Uma das sete comunidades de base da paróquia recebe esse título: Santíssima Trindade

Em preparação para a solenidade da Santíssima Trindade foi organizado um tríduo preparatório, no primeiro dia, foi presidido pelo vigário Inspetorial, P José Ricardo; no segundo dia pelo P Moacir Scari e  no terceiro dia pelo Inspetor, P Natale Vitali. O tríduo teve como temática a frase de São Francisco Sales “Tudo por amor”. 

Na comunidade de Santíssima Trindade, aconteceu também, o rito de entrada e acolhida dos crismandos da paróquia, a celebração eucarística foi presidida pelo pároco P José Paulino. 

Durante esse final de semana, nas outras comunidade da paróquia São Francisco Sales foi realizado o rito de acolhida das crianças que iniciaram a catequese para a primeira eucaristia; no momento pós-comunhão, as crianças, de mãos dadas com os pais e/ou responsáveis, são chamadas a se aproximarem diante do altar, em procissão desde a entrada da igreja até o altar. São acolhidas pelo padre e pela comunidade reunida.

Esta solene liturgia, convoca-nos, para contemplar o amor do Pai, que se manifesta na doação e na entrega do Filho e que continua a acompanhar a nossa caminhada histórica através do Espírito. A meta final desta “história de amor” é a nossa inserção plena na comunhão com o Deus/amor, com o Deus/família, com o Deus/comunidade.

 O QUE É UM MISTÉRIO?

Na natureza, existem muitos mistérios que hoje não conhecemos e  que um dia poderão ser desvendados. Em Deus, o mistério nunca poderá ser totalmente compreendido, pela grandeza de Deus e pela nossa pequenez...  mas podemos e devemos crescer no conhecimento desse mistério.

 O QUE É ENTÃO A TRINDADE?

A Santíssima Trindade é o Mistério de um só Deus em três pessoas.  É uma comunidade de amor vivida pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. Deus, como nos ensina São João, é Amor.  E o amor é, ao mesmo tempo, três e um:  aquele que ama, aquele que é amado e o amor entre os dois. Ao "Amor amante", nós chamamos de PAI; ao "Amor amado", de FILHO; ao "Amor que circula entre os dois e  os abre para o mundo e a humanidade", ESPÍRITO SANTO.

A FESTA DA TRINDADE: Não é apenas uma oportunidade para falar da Trindade e compreender e decifrar essa estranha charada de "Um em Três"... É um convite para contemplar Deus, que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.   Deus não é um ser solitário que vive sozinho perdido no infinito. O princípio do Amor é o Pai. Sua realização concreta está no Filho Jesus. A perpetuação desse amor é o Espírito Santo.

É a festa da COMUNIDADE. As Comunidades cristãs devem ser a expressão desse Deus, que é amor, que é comunidade, vivendo numa experiência verdadeira de amor, de partilha, de família, de comunidade... pois a Trindade é a melhor das comunidades. É a festa do Batismo, que nos tornou participantes da vida da Trindade. Quanto mais nos esforçamos para viver em comunhão, de partilha e de esperança num mundo tão dividido, individualista e desesperançado, melhor entendemos o Mistério da Santíssima Trindade.

 Essa notícia foi elaborada pelo Edilson Agreson da Silva, SDB .

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.