O acompanhamento socioeducativo integral é uma das principais características do Programa de Socioaprendizagem do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia. Além de formação teórica e encaminhamento para vagas de emprego, os jovens atendidos pela instituição contam com apoio e orientação contínua nos âmbitos sociopedagógico, empresarial, escolar e sociofamiliar. Essa atuação sistemática e próxima dos aprendizes também contribui para outro aspecto importante da formação juvenil: as habilidades e desafios de cada aprendiz.
Para isso, a qualificação socioprofissional salesiana realiza o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), direcionado à capacitação e ao fortalecimento de competências específicas, como informática, redação e matemática. O CESAM Goiânia direciona jovens entre 14 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, para as vagas de aprendiz em empresas parceiras de diferentes segmentos. As oportunidades de trabalho são oferecidas conforme o perfil de cada negócio, incluindo áreas como: estoque, caixa, administrativo, padaria e linha de produção. Com a diversidade de demandas características de cada mercado profissional, o PDI apoia, orienta e qualifica os jovens de modo personalizado, sempre que necessário.
A iniciativa surgiu em 2015, conquistando um importante papel na permanência dos jovens na qualificação socioprofissional. A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, afirma que a capacitação individual contribui para garantir a autonomia dos aprendizes no ambiente de trabalho, integrando as dimensões técnica, pessoal e social. Para ela, esse tipo de apoio é essencial porque reconhece que cada jovem tem uma trajetória única, com potenciais distintos e diferentes formas de aprender. “Promover um Plano de Desenvolvimento Individual garante mais oportunidades e permite que o acompanhamento sociopedagógico seja mais humano, eficiente e justo. Com ele, conseguimos ajudar ainda mais os aprendizes a fortalecer competências, superar dificuldades e desenvolver habilidades essenciais para o mundo do trabalho.”
O PDI é realizado como uma metodologia de apoio ao Programa de Socioaprendizagem, reforçando o compromisso do CESAM Goiânia com o crescimento integral dos aprendizes. De acordo com Vanessa, a iniciativa contribui para assegurar a qualidade da qualificação socioprofissional oferecida, colaborando também para a construção de competências socioemocionais dos jovens, como autoconhecimento e responsabilidade. “Em muitas situações, o interesse no desenvolvimento individual parte de uma demanda identificada no local de trabalho do aprendiz. O fato é que a juventude mais preparada e consciente de seu papel demonstra melhor desempenho, o que naturalmente eleva a confiança das empresas parceiras. Então, além de contribuir para qualificação do jovem, o PDI colabora até mesmo para uma possível efetivação dos nossos aprendizes.”
A aprendiz Ana Júlia Silva desenvolveu seu PDI focado em habilidades de informática e digitação, áreas que eram um desafio na sua jornada e agora são parte comum da rotina. Para ela, participar de uma qualificação personalizada, com atividades e exercícios específicos às suas demandas foi essencial para superar as dificuldades. Ela afirma que os avanços conquistados refletiram diretamente não só em seu desempenho profissional, mas também em sua autoconfiança. “Minhas habilidades melhoraram bastante, principalmente para realizar as atividades na empresa. Foi muito válido para a minha vida profissional porque agora consigo digitar mais rápido e otimizar o meu trabalho. Recomendo muito. O educador Roberto me ensinou muito bem e foi bastante paciente.”
Além de contribuir para competências específicas, o Plano de Desenvolvimento Individual do CESAM Goiânia colabora para o protagonismo juvenil e a construção do projeto de vida dos aprendizes. Por acompanhar de perto o jovem, o PDI pode ser visto também como uma forma de assistência-presença, característica primordial dos ambientes de missão salesiana. Segundo Vanessa, com escuta ativa e presença educativa constante, a instituição se destaca como aliada na trajetória de sucesso de cada aprendiz. “Ao promover um ambiente seguro e de crescimento contínuo, essa é uma iniciativa que expressa, na prática, o Sistema Preventivo de Dom Bosco. O aprendiz não apenas melhora sua atuação profissional, mas também amadurece como cidadão, com valores sólidos e visão de futuro.”
O Plano de Desenvolvimento Individual reafirma o compromisso do CESAM Goiânia com uma formação integral e humanizada, que vai além da qualificação profissional. Ao promover o autoconhecimento, o fortalecimento de valores e o protagonismo dos jovens, o PDI se torna uma ferramenta essencial na construção de trajetórias mais conscientes e promissoras. “Quando olhamos para cada aprendiz com atenção e escuta ativa, conseguimos potencializar talentos e formar pessoas, profissionais e cidadãos prontos para transformar o mundo. É isso que torna o nosso programa tão especial”, reforça Vanessa.