No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, alunos e colaboradores do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá se mobilizaram para o plantio de mudas no parque ecológico da escola.

A ação buscou a conscientização sobre a necessidade da preservação do meio em que vivemos, incentivando o cuidado com as áreas verdes e colaborando para a sustentabilidade do planeta.

Laudato Si’

Completando oito anos desde a sua publicação, a encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco, sugere como proteger a Terra por meio de gestos simples e comportamentos cotidianos.

A iniciativa do replantio de mudas no Colégio, já que foi necessário o corte de algumas árvores devido a uma reforma, reforça a sugestão do Papa e desperta ainda mais a preocupação que devemos ter para cuidar da nossa casa.

Na encíclica, fica claro como a educação ambiental vem expandindo seus objetivos, abrangendo uma análise do individualismo ao progresso, do consumismo exacerbado e dos diferentes planos de equilíbrio ecológico.

“A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa traduzir-se em novos hábitos” ( LS 209).

Como escola católica nosso papel é educar para o desenvolvimento de uma consciência que abranja a todos, onde somos irmãos, semelhantes e corresponsáveis por tudo ao nosso redor. O grande desafio da educação é despertar nos alunos essa consciência, buscando gerar um estilo de vida que permita pensar no futuro da humanidade e do meio ambiente.

Don Bosco Green Alliance

A “Aliança Verde Dom Bosco” é um coletivo internacional de jovens das instituições da Família Salesiana, que contribuem para a ação, o pensamento e a política ambiental global. O projeto se concentra em três áreas prioritárias: combate à poluição, reduzir o superaquecimento global e eliminar o plástico descartável. Foi lançado em 2018, na Índia e está presente em 56 Países, inclusive no Brasil e em nossa Inspetoria.

Legado

Cada turma, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, ficou responsável por plantar uma muda. Em cada muda foi colocada uma placa com a turma, o ano e a data do plantio (que será substituída ao longo da vida das plantas e serão fixadas nos troncos posteriormente).

Dentre as mudas plantadas estão árvores frutíferas como limoeiro, pitangueira e laranja lima e arbóreas, como ipês do cerrado, calistemos e patas de vaca.

“Queremos que estas crianças e jovens, quando voltarem ao Colégio para trazerem seus filhos e netos, acompanhem o crescimento da árvore que ajudaram a plantar e que tenham o olhar da preservação e tudo o que a natureza nos oferece”. (Pe Pedro, SDB, Diretor Geral).

Plantar uma árvore vai além do gesto. Simboliza uma homenagem, um legado, um marco memorial vivo de conexão com as nossas origens e histórias. Dessa maneira, futuramente, todos os que estiveram presentes neste dia, terão a oportunidade de reviver as lembranças e memórias afetivas do Colégio, além da preservação do meio ambiente.

“Antes que qualquer árvore seja plantada, é preciso que ela tenha nascido dentro da alma.” (Rubem Alves)

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.