Durante a Semana Santa, os pré-noviços, acompanhados do assistente Murilo, participaram das funções da Paixão do Senhor no Santuário São Geraldo Magela, na comunidade Floresta (Paróquia Nossa Senhora da Conceição) em  Pará de Minas.

As celebrações começaram na noite da quarta-feira com a pregação do Sermão do Encontro conduzido pelo pré-noviço Fabrício. Na manhã da Quinta-Feira Santa, os jovens fizeram visitas às famílias e aos enfermos da comunidade, levando uma palavra amiga e conhecendo melhor as diversas realidades da comunidade. Ao entardecer da quinta, P Jurandyr, SDB presidiu a celebração “In Coena Domini” com o rito do lava-pés e a transladação do Santíssimo Sacramento, seguida de momento de adoração pelos fieis presentes.

Bem de manhãzinha, na Sexta-feira Santa, houve a tradicional Via-Sacra no Morro do Mororó. Crianças, jovens e adultos participaram deste momento profundo de oração refazendo os últimos passos de Jesus, antes da sua morte na cruz. Na tarde de sexta-feira, foi celebrada a solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. Em sua homilia o pré-noviço Pedro recordou-nos que: “não podemos ficar na sexta-feira da paixão, é preciso que atravessemos a morte para chegar a ressurreição”.
No Sábado Santo, pela manhã, os pré-noviços reuniram crianças e adolescentes para um momento de animação e espiritualidade salesiana no adro do Santuário. À noite, encerrando o Tríduo Pascal, celebrou-se a Vigília Pascal. Ao final da celebração, toda comunidade confraternizou-se no adro da Igreja.

As atividades missionárias se encerraram com a Santa Missa do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, presidida pelo pe. Jurandyr, SDB. Ao final da celebração, a comunidade manifestou gratidão pelos momentos vividos nos dias da semana maior da nossa fé, muitas foram as homenagens e agradecimentos.

Pode-se dizer que esta experiência de páscoa foi muito enriquecedora para nossas vocações. Levaremos em nossos corações, com muita gratidão, os frutos destes dias vividos junto com a comunidade floresta.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.