Na quarta-feira (06/03), a partir das 14 horas, foram reiniciadas as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante/DF. Coordenada pela Aurecyr Neves Iwakawa, contou com pessoas interessadas em dar andamento a esse cuidado com os mais experientes da comunidade.

Fundada em 05 de novembro de 2004 pela Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa acompanha 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas mensalmente, através de visitas domiciliares, de maneira sistematizada, por meio de 25.000 (vinte e cinco mil) Líderes Voluntários em mais de 1.000 (mil) Municípios em todo Brasil.

Essa pastoral é um trabalho realizado para promover a dignidade da pessoa idosa, de forma que tenha acesso aos seus direitos e seja valorizada.  

No dia 09/03, quando a Igreja celebra o nascimento de São Domingos Sávio, aconteceram três importantes atividades na Presença Salesiana do DF:  1º Encontro de Convivência Salesiana da PJSBazar do Segue-me e Reunião mensal dos líderes juvenis da AJS

O 1º Encontro de Convivência Salesiana da PJS (Pastoral Juvenil Salesiana) da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante/DF, ocorrido nas dependências da Escola Salesiana São Domingos Sávio e contou com a participação de 32 adolescentes e jovens de todas as comunidades que compõem a paróquia.

Nesse encontro a Pastoral Juvenil Salesiana apresentou um pouco da Espiritualidade e do Carisma Salesiano, bem como a proposta missionária para o ano de 2024.

Os assessores adultos Daniel, Sarah, Alex e Tacielle estão de parabéns pela condução dessa atividade e incentivo à formação de novos grupos juvenis na Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante/DF.

A segunda atividade aconteceu nas dependências do Centro Pastoral da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante/DF, foi o Bazar do Segue-me, em vista da realização do próximo encontro do movimento. Muitos foram as pessoas que se fizeram presentes para a aquisição de alguma coisa. E muitas foram as doações da comunidade para esse evento.

Um dos objetivos do “Segue-me” é justamente dar aos jovens uma orientação catequética, proporcionando-lhes a oportunidade de assumir trabalhos nas paróquias para, assim, engajá-los em pastorais, pelo exemplo de jovens e adultos já atuantes, respeitadas a capacidade e a vocação de cada um.

A terceira atividade foi  a reunião mensal dos líderes juvenis da AJS, aconteceu no dia 09/03 na Chácara Dom Bosco. A AJS (Articulação da Juventude Salesiana) é uma proposta pastoral de integração e apoio mútuo entre os diversos grupos de jovens que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana – o jeito de ser na Igreja e no mundo baseado em Dom Bosco. Essa articulação dá-se pela sinergia entre os participantes de diferentes grupos juvenis, sendo uma ação conjunta mais representativa e significativa para a missão.

Existem  vários grupos na presença salesiana no Distrito Federal, nos variados campos de missão: JMS Dom Bosco, Oratório Festivo S. Domingos Sávio, Desafio do Todo Poderoso (DTP), Segue-me, ADMA Jovem, Servidores do Altar (SAL),JMS do Santuário e JMS do Cesam. Um dos princípios da AJS é a vivência da Espiritualidade salesiana. Ela é ponto de encontro entre todos esses grupos, como tentativa de responder a expectativas e necessidades trazidas pelo mundo atual, assim dialogando com a juventude.

Diz-nos o Salesiano Fernando Peixoto, Assessor Adulto: “É um momento importante para nós. Temos a formação e os alinhamentos das atividades que acontecem e acontecerão nas próximas semanas. A presença de cada um dos coordenadores é fundamental para que a juventude salesiana caminhe junta e unida em prol da evangelização!” 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.