As Presenças Salesianas da Inspetoria São João Bosco realizaram vários momentos de espiritualidade e homenagens dedicadas à Maria Auxiliadora nas unidades escolares, ação social e paróquias nos estados de Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo e no Distrito Federal. 

No Rio de Janeiro, em Niterói, os Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, localizados em Niterói/RJ, fizeram homenagens à Mãe de Jesus Cristo, com a realização de Missas Especiais (em virtude ao Dia das Mães e ao Dia de Nossa Senhora), cartinhas para Nossa Senhora, novena de Maria com os educadores e coroação da imagem de Nossa Senhora, com a participação de alunos de todos os segmentos da educação básica. Educadores, Pais, Responsáveis e ex-alunos também fizeram parte das cerimônias tão significativas e que traduzem o “Jeito Salesiano de Educar”, por meio dos valores e ensinamentos de Dom Bosco.  

Colégios Salesianos de Niterói-RJ ( Registro dos Colégios Salesianos de Niterói) 

Na cidade de Resende, região serrana do Rio Janeiro, foram organizados vários momentos de espiritualidade com os estudantes e a comunidade escolar da Escola Salesiana para celebrar Maria Auxiliadora dos Cristãos.

Colégio Salesiano de Resende-RJ

Em Campos dos Goytacazes, a festa de Nossa Senhora foi uma grande festividade para o colégio e para a Capela Nossa Senhora, em que se comemora neste ano seus 30anos. A Celebração Eucarística contou com a participação dos alunos do ensino médio e dos professores, baseado no tema “Com Maria, ser fermento na família humana de hoje”. Vários títulos de Maria, junto com a terceira série do ensino médio participaram da coroação de Maria Auxiliadora.

Presença Salesiana de Campos dos Goytacazes-RJ

Ainda no estado do Rio de Janeiro, na Presença Salesiana de Jacarezinho, a Presença Salesiana organizou uma programação em homenagem a Maria Auxiliadora com Missas e procissão pelas ruas da comunidade. Aconteceu também, a oficialização do compromisso de duas pessoas com ADMA. 

Paróquia Salesiana de Jacarezinho no Rio de Janeiro

Na Presença Salesiana de Palmas, Tocantins, foram realizadas várias atividades durante o mês mariano. No Centro Juvenil aconteceu a Gincana Mariana, momento de espiritualidade e diversão para crianças e jovens atendidos nesse ambiente de missão. No Oratório Festivo, comemoramos a festa de Nossa Senhora Auxiliadora no último sábado dia 20, com Gincana promovida pelos jovens da JMS e Voluntários do Oratório e na Paróquia celebramos enquanto Família e Presença o Tríduo em honra à Maria Auxiliadora e sua festa. 

Presença Salesiana de Palmas-TO

Em Goiânia, aconteceram momentos celebrativos com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, realizados pelos alunos e profissionais do Colégio Ateneu. E a Paróquia Salesiana São João Bosco, também realizou momentos celebrativos com novena e homenagens às mães e a Nossa Senhora Auxiliadora com a presenças expressiva dos paroquianos e grupos de Família Salesiana.

Paróquia Salesiana e colégio Ateneu em Goiânia-GO

Em Minas Gerais, a Presença Salesiana de Pará de Minas, o mês de maio foi dedicado inteiramente à Nossa Senhora Auxiliadora com várias ações: Gincana Mariana na Casa de Formação, Projeto “Cartinhas para Nossa Senhora no Centro Juvenil São Domingos Sávio”, novena e celebrações eucarísticas, assim como, a apresentação do “Coral das Vozes do Patronato” que cantaram as músicas do repertório do Pe. Geraldo Martins Lisboa, SDB.  obra composta para a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Em Pará de Minas, os grupos da família salesiana também se fizeram presentes: Ex-Alunos, Cooperadores e ADMA.

Presença Salesiana de Pará de Minas-MG

Na Presença Salesiana de Araxá, a Paróquia de São Domingos de Gusmão, o Colégio Salesiano Dom Bosco e o Oratório Nossa Senhora Auxiliadora celebram juntas o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Após a celebração da missa a comunidade seguiu em procissão ao Ginásio do Colégio. Onde o Pe. Pedro Trindade, SDB, Diretor da Presença em Araxá, apresentou a história do "Sonho dos 9 anos de Dom Bosco". E encerrando da celebração aconteceu a coroação de Maria Auxiliadora  pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio. 

Presença Salesiana de Araxá-MG

Em Belo Horizonte, a Presença Salesiana organizou um dia de festividade em honra a Nossa Senhora Auxiliadora com a participação do CESAM, Centro Inspetorial e Colégio Salesiano. Nesse ano, a programação contou com celebrações eucarísticas e momentos de pátio interativo com recreação, dança e esporte envolvendo alunos do Colégio Salesiano e os colaboradores do Centro Inspetorial e aprendizes do Programa de Aprendizagem dos Salesianos.

Presença Salesiana de Belo Horizonte-MG

No estado do Espírito Santo, na Presença Salesiana de Vitória, as escolas salesianas preparam momentos de espiritualidade com a comunidade escolar. Com cerimônias de coroação aconteceram com mais de 70anjos em cada unidade, louvando e entoando canções à Nossa Senhora. O momento também contou com grupos representando a Juventude Missionária Salesiana (JMS),a Adolescência Missionária Salesiana (AMS), familiares e educadores, rezando o terço dos mistérios gloriosos.

No Colégio Salesiano Jardim Camburi o momento foi dirigido pelo diretor da Presença Salesiana de Vitória, Pe. Marcelo Vicente de Paula. Já no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, o momento foi celebrado pelo Diretor de Pastoral da Presença, Pe. Ivan Artur Lima de Faria.

Presença Salesiana de Vitória-ES

Em Brasília, na Presença Salesiana do Distrito Federal, a Escola Salesiana São Domingos Sávio realizou momentos de espiritualidade com os estudantes e os educadores do CESAM-DF participaram do bom dia especial e dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora, todo o momento foi conduzido a partir da música " Foi ela quem tudo fez" como sempre afirmou Dom Bosco" Na minha vida sempre foi ela quem tudo fez ".

No período da tarde, aconteceu a missa Solene de Nossa Senhora Auxiliadora, no Santuário Dom Bosco, participaram os educadores, adolescentes e jovens da presença Salesiana Brasília, transmitida diretamente pela Canção Nova. 

Presença Salesiana do Distrito Federal

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos

A festa que celebramos nasceu, propriamente, durante a revolução francesa. O Santo Padre Papa Pio VII foi preso no Palácio de Fontainebleau pelo imperador francês Napoleão Bonaparte. No cárcere, o Papa dedicou suas orações a Nossa Senhora, invocando-a com o título de Auxílio dos Cristãos, pedindo para que ela protegesse a Igreja que estava sendo tão atacada.

As preces do Papa foram ouvidas após cinco anos de cárcere. Em 24 de maio de 1814, o Papa Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando, assim, o seu pastoreio da Igreja. Em 1815, quando a Igreja já havia recuperado seu poder e podia respirar com tranquilidade, o Papa instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos para o dia 24 de maio, para perpetuar a memória do seu retorno a Roma depois do exílio na França. O interessante é que, em outros lugares, Nossa Senhora já era celebrada com esse título tão importante. Na Ucrânia, desde 1030, eles celebram Maria como Auxiliadora.

Dom Bosco e sua história com Nossa Senhora Auxiliadora

Segundo VIGANO (1978), percebe-se na história de São João Bosco um grande amor pela Imaculada, pela “Senhora” que comumente costumava invocá-la. Desde 1848, ele havia começado a escrever o título Auxilium Christianorum em algumas imagens dispostas em sua mesa. Antes de 1862, este título não aparecia oficialmente, nem como título principal nem como título secundário. Mas já cresciam os indícios, derivados quer das circunstâncias da Igreja, quer da própria natureza da vocação de Dom Bosco, de que considerava Maria Imaculada como a protetora que vence e esmaga a cabeça da serpente má.

Foi na década de 1860, anos de plena maturidade de Dom Bosco, e sobretudo a partir de 1862, que se manifestou claramente a sua opção por Maria Auxiliadora. E aquela permaneceria a sua opção definitiva: a linha de chegada do crescimento vocacional contínuo e o centro do carisma do Fundador.

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora – Composta por São João Bosco

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja;

Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos;

Tu, terrível como exército ordenado em batalha;

Tu que só destruíste toda heresia em todo o mundo:

nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições,

defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso.

Amém.

Fontes: Canção Nova,

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.