O primeiro webinário sobre o ‘Sonho dos Nove Anos’ de Dom Bosco foi transmitido ao vivo, pelas plataformas Zoom, YouTube e Facebook, na quarta-feira, 21 de fevereiro. O tema que animou a reflexão foi: “Jesus e a missão salesiana”, apresentado pelo salesiano P. Luis Timossi, do Centro Salesiano de Formação Permanente da América (CSFPA), com sede em Quito.

O grande interesse pelo tema, no ano do Bicentenário deste sonho carismático para toda a Família Salesiana (FS), refletiu-se na participação de mais de 1.000 participantes, entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, leigos e Membros da FS, de Inspetorias de toda a América e de outros lugares – muitos também se conectaram da Europa e da África. Todos reunidos para refletir sobre um sonho que ainda nos convida a sonhar, no presente e no futuro.

O P. Manolo Pérez, Diretor do CSFPA, saudou os participantes no início do webinário e lembrou que a iniciativa da formação virtual nasceu no contexto da celebração, em 2024, do 50º Aniversário de Criação do Centro: “Espero que a experiência faça vibrar o coração de cada um dos participantes”, disse na ocasião.

Em seguida, durante a sua exposição, o P. Timossi indicou alguns elementos que ainda nos levam a sonhar, a partir da Estreia 2024 do Reitor-Mor e do sonho de Dom Bosco há já 200 anos. “O primeiro elemento a considerar é que, quando Dom Bosco escreveu o sonho, pensava mais nos salesianos do futuro, nos que viriam, do que naqueles que já existiam na época... E isto porque essencialmente não é um sonho de Dom Bosco, nem para Dom Bosco, mas é o sonho de Deus e de Maria para os jovens pobres e abandonados de todos os tempos”.

Ao retomar um trecho do texto do sonho, enfatizou a presença de Jesus e a missão confiada por Ele a Dom Bosco. Outro aspecto da reflexão foi a proibição absoluta, no carisma salesiano, de qualquer tipo de violência e agressão; aspecto que o próprio Reitor-Mor, na Estreia para 2024, explora em profundidade, detalhando diversas expressões de violência que devem ser evitadas hoje e sempre.

O encontro ao vivo permitiu que os participantes interagissem por meio do envio de comentários. “A reflexão do P. Timossi é muito interessante e profunda; deixa claro que o encontro com os jovens é um espaço para acompanhá-los, ensiná-los, não deixá-los sozinhos”, compartilhou Miguel Ramírez. “Obrigado por suas palavras profundas e atenciosas; e por ter-nos ensinado que o amor de Deus é o ponto de conexão com os jovens", disse Ana Espinoza. Andrea Montenegro, por sua vez, resumiu a mensagem do webinário, escrevendo: "Caminhar com os jovens, a partir de sua escuta profunda. Obrigado, P. Luis, por este presente". "Obrigado por sempre nos lembrar da nossa motivação e do trabalho que ainda temos por fazer com os jovens", comentou Lore Larco.

O vídeo do primeiro webinário está disponível on-line na página do Facebook e no canal do YouTube dos Salesianos do Equador.

Os próximos dois webinários de aprofundamento sobre o Sonho dos Nove Anos, de Dom Bosco, serão realizados, nas mesmas plataformas, nos dias 20 de março e 20 de abril, às 20h do horário de Brasília.

Fonte: ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.