Na manhã do sábado (20/08), ocorreu a fase 2 do Projetizando - Formação de Educadores em Gestão de Projetos, no Ginásio Maria Auxiliadora da Escola Salesiana Brasília - ESB. Educadores da própria ESB e convidados de escolas públicas e particulares tiveram a oportunidade de participar da formação de forma gratuita.

O evento é uma iniciativa do GPJr com parceria e apoio da Escola Salesiana Brasília, Sinepe/DF e  PMI/DF. Por meio de uma formação presencial, em 3edições, o Projetizando incentiva educadores com pensamentos, ferramentas e técnicas em projetos, para aplicação no gerenciamento desde o planejamento à execução de aulas e iniciativas.

Como avanço das implementações da reforma da educação, torna-se necessário mudar a forma de dar aulas, sendo um dos caminhos a aplicação de metodologias ativas e projetização das coisas.

Na formação para educadores, o Projetizando promove ações pontuais, realiza das junto a parceiros, com o objetivo de fomentar o aprendizado na prática em gestão de projetos (palestras, cursos, hackathons, debates).

Na abertura do encontro, o fundador e presidente do GPJr, Filipy Andrade, apresentou a equipe organizadora e voluntários. O Analista de Processos, Lucas Gomes, abordou o Engajamento em Apresentações: do básico ao dia a dia. Após a introdução teórica, a dinâmica prática em grupo foi motivada pelo Mentor UX Designer, Eduardo Nomura, em um momento de prática de Design Thinking.

Conheça o Projetizando

O Projetizando é um programa que está contextualizado à gestão de projetos, facilitando o pensamento sistêmico, holístico e coordenado para o dia a dia da Comunidade Escolar, sendo ofertado por meio de uma cooperação técnica entre a Escola Salesiana de Brasília – ESB e o GPjr.

Diferenciais do Projetizando

Aqueles, estudantes e professores, que participam do Projetizando podem usufruir dos seguintes diferenciais:

-Acesso à boas práticas, com ferramentas e técnicas, em gestão de projetos;

- Ações em diferentes ambientes da escola;

-Participação de diferentes instrutores;

-Gamificação na aplicação de conteúdo;

-Realização de desafios em desenvolvimento de projetos;

-Carga horária inserida no currículo escolar como eletiva;

-Desenvolvimento de habilidades: Integração em equipes; Liderança; Negociação; Comunicação; Solução de problemas; Estruturar ideias e Propor melhorias;

-Aprimoramento de competências: Pensamento sistêmico, holístico e coordenado;

-Buscar constante melhoria; Proatividade; Comprometimento; Flexibilidade;

-Abertura ao aprendizado.

Conheçao GPJr

Criado em 2015 como projeto, e fundado em 2018 como entidade pessoa jurídica, o Centro de Difusão do Gerenciamento de Projetos para Jovens – GPjr, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão proporcionar experiências em gerenciamento de projetos, objetivando a entrega de mais e melhores projetos, contribuindo para a formação pessoal e profissional em projetos.

O propósito da organização é proporcionar experiências em gerenciamento de projetos para transformar a vida das pessoas. Ao longo de sua trajetória, o GPjr realizou ações pelo Brasil, bem como em outros países das Américas, Europa e África. A rede de relacionamentos está ancorada no Movimento Empresa Júnior(MEJ) e na comunidade de gerenciamento de projetos do Project Management Institute (PMI).

Parceiros do Projetizando

PMI/ DF

OI nstituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), éuma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos .Seu trabalho para profissão auxilia mais de 500.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo, a fim deaumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.

Sinepe/ DF

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal(SINEPE/DF), é o representante legal das mais de 570 escolas, da EducaçãoInfantil ao Ensino Médio, de todas as regiões administrativas do DF.

 

Essa notícia foi elaborada pela Giselli Ribeiro.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.