Ao longo do mês de outubro, o Colégio Salesiano Goiânia realizou mais uma edição do Projeto de Leitura, iniciativa direcionada aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Realizado em referência ao Dia Nacional da Leitura (12 de outubro), o projeto tem como objetivo despertar o interesse e o prazer pela leitura, incentivando a imaginação, a escuta atenta, a interpretação de texto e a expressão de ideias estudantes.
Segundo a supervisora pedagógica Cristina Albuquerque, promover experiências literárias significativas é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. “A leitura amplia o repertório cultural, incentiva a curiosidade e fortalece a linguagem oral e escrita. Além disso, a leitura compartilhada e mediada permite que os alunos construam sentidos, aprendam a dialogar e desenvolvam empatia ao se colocarem no lugar dos personagens e autores.”
Os conteúdos foram trabalhados de forma lúdica e interativa, por meio de rodas de leitura, dramatizações, releituras de trechos e produções artísticas inspiradas nas obras do autor Thiago de Melo Andrade. As turmas da Educação Infantil desenvolveram atividades a partir da leitura de 'A Estrela no Jardim', realizando releituras da obra com pintura, colagem e escrita espontânea. Os Anos Iniciais trabalharam o livro 'O Cachorro de Pano'. A partir de pesquisas sobrea vida e a obra do autor, os estudantes confeccionaram cachorrinhos de tecido e feltro, além de produzirem desenhos e colagens. Já os estudantes dos Anos Finais se aventuraram no livro 'Tire o Pé do Meu Direito'.
A supervisora explica que essa abordagem foi essencial para garantir o engajamento das crianças e adolescentes, incentivando a troca de ideias e valorizando as interpretações individuais e coletivas dos alunos. “O Projeto de Leitura foi desenvolvido em várias etapas. Iniciamos com a apresentação do autor e de suas obras, seguida de momentos de leitura compartilhada e rodas de conversa para explorar os temas e personagens. Em seguida, os alunos participaram de atividades criativas de reconto e produção artística, nas quais puderam expressar suas percepções e emoções sobre as histórias.”
O projeto reflete o compromisso com uma formação integral e que coloca o estudante como ponto central do processo de ensino. O ponto alto da iniciativa foi o encontro literário com o autor Tiago de Melo Andrade, ocasião em que os estudantes puderam interagir, fazer perguntas e compreender como funciona o desenvolvimento de um livro. “Fiquei muito feliz com esse encontro entre a literatura, os leitores e um escritor. Acredito que esses momentos de diálogo são fundamentais para a construção de um Brasil melhor, com mais leitura e com uma juventude mais preparada para enfrentar os desafios que a esperam", afirma o autor.
Para a supervisora, a iniciativa dialoga diretamente com os pilares pedagógicos salesianos, que destacam o modelo de ensino do colégio e asseguram a qualidade da educação oferecida. “A Aprendizagem Criativa se faz presente quando os alunos são convidados a imaginar, criar e expressar suas ideias a partir das leituras. O pilar de Linguagens é fundamental, pois a literatura é uma poderosa ferramenta para ampliar o vocabulário, aprimorar a comunicação e desenvolver a escuta sensível. Já as Metodologias Ativas se manifestam na postura protagonista dos alunos, que participaram de forma investigativa e colaborativa, construindo conhecimento a partir da experiência.”
Cristina ressalta que o Projeto de Leitura se consolida como uma das iniciativas do Salesiano Goiânia que favorecem o desenvolvimento de aspectos cognitivos, sociais e emocionais dos estudantes. “Foi uma experiência transformadora para os estudantes. A presença do autor tornou a vivência ainda mais significativa, pois aproximou as crianças do processo de criação literária e mostrou que os livros são feitos por pessoas reais, com histórias, ideias e inspirações. A parceria com a plataforma Árvore também possibilitou o acesso a uma ampla variedade de obras literárias, ampliando o universo de leitura dos alunos e incentivando o hábito de ler de forma prazerosa e autônoma.”
A reação dos alunos foi de encantamento e entusiasmo. O estudante Santiago Alcântara (3º ano) afirma que achou a história do livro 'O Cachorro de Pano' muito divertida e não esperava que tivesse a oportunidade de conhecer o autor da obra. “O Thiago veio aqui em Goiânia conversar com a gente e explicar sobre o livro. O que eu mais gostei foi a parte da aventura, quando eles foram procurar o cachorro que o gato tinha pegado. Depois, a dona chamou o gato e devolveu o cachorro de pano, o Pipoca. Foi muito legal!”
Já o estudante João Edson (8º ano) destaca o aprendizado de forma leve e criativa que o Projeto de Leitura proporcionou. “A gente conseguiu ver vários aspectos diferentes no livro. O autor veio aqui, apresentou várias leis que continham no livro e também alguns outros que ele já tinha escrito. São leituras importantes para nossas vidas. Foi um projeto muito bom.”
“Durante o encontro, os alunos demonstraram curiosidade, fizeram perguntas pertinentes e compartilharam suas percepções sobre as histórias. Muitos expressaram o desejo de continuar lendo outras obras do autor e até de criar suas próprias histórias. Elas se manifestaram com emoção e sensibilidade, revelando compreensão profunda dos enredos e empatia com os personagens. Esses comportamentos mostram o impacto positivo do Projeto de Leitura na formação leitora e no desenvolvimento emocional e criativo dos estudantes”, destaca a supervisora.


