O mês de abril foi marcado pelo início de mais um importante projeto do Ateneu Salesiano Dom Bosco. O periódico Reflexão em Família foi criado para contribuir com os familiares na formação dos estudantes para além do espaço escolar, garantindo um desenvolvimento saudável e integral.

Totalmente digital, a iniciativa estimula o debate de temas relevantes para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social das crianças. No projeto, a instituição disponibiliza artigos, mensagens e informações que estimulam boas práticas para a educação e criação dos filhos.

Segundo a diretora pedagógica do Ateneu Salesiano Dom Bosco, Evelyn Rocha, todo o conteúdo é selecionado e desenvolvido com base em fundamentos científicos, sendo também alinhado ao propósito e valores salesianos. Além de estreitar o relacionamento entre escola e família, o projeto promove o senso de comunidade e fortalece o apoio mútuo no desenvolvimento das crianças. “Com a evolução da tecnologia, hoje temos condições de manter um relacionamento mais próximo aos responsáveis”.

A escola e os responsáveis possuem papeis diferentes na vida e formação das crianças, com cada um tendo funções complementares na educação. Daniela Lemes é mãe da Ana Júlia do Vale (9º ano) e da Alice do Vale (4º ano). Ela afirma que ter proximidade e apoio mútuo na relação escola-família é fundamental. “Boa parte da vida dos nossos filhos está no ambiente escolar. Então, vejo que este projeto também nos ajuda a criar essa intimidade e vínculo com a instituição”.

Daniela explica que o Reflexão em Família tem contribuído também para uma relação mais aberta e próxima com as filhas. “Muitas famílias perderam este hábito de se reunir para conversar sobre o dia a dia no decorrer do tempo. Então, acredito que ter um momento que nós conseguimos sentar para orar, dialogar e refletir também contribui muito com vivência familiar.”

Com edições quinzenais, os responsáveis dos alunos recebem o periódico pelo aplicativo Educonect e são estimulados a lerem em conjunto. De acordo com Evelyn Rocha, o Reflexão em Família atua como fonte de informação e orientação, sendo um reforço de temas importantes para serem abordados nos lares. “Não basta dizer a um pai que o filho não está aprendendo ou prestando atenção nas aulas. É preciso auxiliá-lo. Então, a escola está criando um senso de parceria que é fundamental.”

O periódico apresenta os temas com linguagem simples e direta, sendo compreensíveis mesmo sem conhecimento prévio sobre os assuntos. Além disso, ele utiliza o aplicativo de agenda escolar dos alunos, facilitando sua inclusão na rotina da família. “Pensamos uma forma prática para os pais conversarem com seus filhos sobre conteúdos úteis para o desenvolvimento não só escolar, mas para a vida”, conclui a diretora pedagógica.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.