São 382 os projetos realizados em 79 países dos cinco continentes por Misiones Salesianas (Procuradoria Missionária Salesiana), de Madri. Com mais de 17 milhões de euros arrecadados, o foco é a educação, a formação, a proteção de crianças e jovens, a defesa dos direitos humanos e o cuidado pela Casa Comum.
Mais de 600.000 pessoas transformaram suas vidas, somente em 2024, graças a Misiones Salesianas.
Entre elas está Kofi, uma menina do Sudão do Sul, que agora pode contar com um futuro promissor graças à oportunidade de estudar na escola salesiana de Kuajok. Djamila, do Chade, já não precisa gastar tanto tempo buscando água e pode se dedicar aos estudos, pois agora sua Comunidade conta com um poço. Camila, do Equador, pode oferecer uma alimentação de melhor qualidade para sua família, graças aos conhecimentos que adquiriu sobre produção agrícola. Ramón, natural de El Salvador, formou-se eletricista e, atualmente, consegue ganhar a vida de maneira digna. Kihino, na Etiópia, já conta com um local seguro para viver e recebe apoio para melhorar sua qualidade de vida.
"No ano passado, vários problemas nos deixaram em alerta: o conflito no Oriente Médio, a violência no Haiti, a varíola dos macacos (MPOX) na República Democrática do Congo e as consequências da guerra na Ucrânia" - afirma o P. Luis Manuel Moral, diretor de ‘Misiones Salesianas’.
"Em 2024, realizamos nossas atividades em 79 nações, totalizando 382 iniciativas: 158 associadas à educação, capacitação e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; 34 relacionadas a ações humanitárias e emergênciais" – diz ainda o P. Moral.
"Mas não realizamos tudo isso sozinhos. Recebemos o apoio de mais de 31.000 pessoas e contamos com o trabalho de mais de 14.000 missionários salesianos e mais de 220 voluntários. Em 2025, nos depararemos com numerosos obstáculos: a quantidade de pessoas deslocadas segue aumentando; há mais de cinquenta conflitos armados em curso; e as disparidades e as emergências geradas pela crise climática estão se agravando. Por essas razões, queremos seguir semeando Esperança. Ao se desenvolverem, essas sementes transformam-se em água, livros, instituições educacionais, remédios...
“Nós, da «Misiones Salesianas», renovamos nosso engajamento pelas pessoas mais vulneráveis e continuamos a transformar presentes temerosos em futuros plenos de Esperança”, comunica a Procuradoria Missionária Salesiana de Madri.
As atividades realizadas em 2024 estão resumidas neste vídeo da Procuradoria «Misiones Salesianas» no YouTube