Aconteceu, nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro de 2024, no auditório do Centro Juvenil Salesiano, em Pará de Minas, a abertura dos Projetos Crescer e Trampolim que buscam oferecer qualificação socioprofissional gratuita para os adolescentes da cidade.

Os 6 novos cursos livres de qualificação socioprofissional oferecidos pela unidade serão: Design de Sobrancelha, Manutenção de Celulares, Informática, Empreendedorismo, Doceira e Artesanato. Terão como público alvo adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, que estão buscando uma qualificação profissional para a inserção no mundo do trabalho. Os cursos mencionados atenderão preferencialmente o público interno, mas também abrirão algumas vagas para o público externo.

A realização desses cursos se dará por meio de parceria entre o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, o Fundo da Infância da Adolescência do Município, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Instituto Mix de Profissões e o Programa Amigo de Valor do Banco Santander.

O Projeto Crescer: Primeiro Emprego irá oferecer os cursos de:

Manutenção de Celulares: o curso será ofertado a 15 adolescentes e acontecerá nas terças-feiras, das 13h30 às 15h00, de março a dezembro de 2024, com carga horária de total de 48hs.

Informática Básica: o curso terá duas turmas e será ofertado à 36 adolescentes, nas segundas e quartas, sendo 18 alunos no turno da manhã, das 8h45 às 9h45, e 18 no turno da tarde, das 14h00 às 15h00, de março a dezembro de 2024, com carga horária total de 35hs cada turma.

O Projeto Trampolim: Perspectivas Empreendedoras irá oferecer os cursos de:

Design de Sobrancelhas: o curso terá uma turma e será ofertado a 12 adolescentes. Acontecerá nas segundas-feiras, das 13h30 às 15h00, de março a junho de 2024, com carga horária de total de 15hs.

Artesanato: o curso terá duas turmas e será ofertado à 44 adolescentes, nas terças e quintas, sendo 22 alunos no turno da manhã, das 8h45 às 9h45, e 22 no turno da tarde, das 14h00 às 15h00, de março a julho de 2024, com carga horária total de 33hs cada turma.

Doceria: o curso terá duas turmas e será ofertado à 28 adolescentes, nas segundas e quartas, sendo 14 alunos no turno da manhã, das 8h45 às 9h45, e 14 no turno da tarde, das 14h00 às 15h00, de março a dezembro de 2024, com carga horária total de 35hs cada turma.

Empreendedorismo: o curso será ofertado aos adolescentes matriculados e frequentes nos cursos de Manutenção de Celulares, Informática Básica, Design de Sobrancelhas, Artesanato e Doceria, nas sextas-feiras, de março a novembro de 2024.

O objetivo destes cursos é contribuir para que os adolescentes possam ter uma perspectiva empreendedora destas atividades, enxergando para além do mercado de trabalho formal, novas formas de geração de renda.

Além da Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco, representada pela Sra. Camila Carolina de Paula, e dos veículos de comunicação locais (rádio, TV, jornal e internet), marcaram presença o Sr Rodrigo de Freitas, diretor executivo do Instituto Mix de Profissões, o Sr. Flávio Medina, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, representantes de entidades (Rede Cidadã e Abrigo) e conselheiros do CMDCA. Também não podemos deixar de citar a presença da Comunidade Salesiana de Pará de Minas, educandos e educadores do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio.

Essa notícia foi elaborada pela Ana Paula Auxiliadora Carvalho dos Santos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.