Maria é mulher que optou pelos pobres, pelos descartados, pelos últimos: eis sua tenaz preferência.

Ela os acolhe sempre e incondicionalmente; e se posiciona por eles sem hesitação e concessões. São suas filhas e filhos favoritos. Tornou-se normal para Ela assim proceder e em seu coração não pode fazer diversamente: pobre com os pobres é sua felicidade.

Comentário do Reitor Mor

Maria não foi neutra: optou pelos pobres, humilhados e discriminados de todos os tempos, como cantamos em seu Magnificat.

De todos aqueles, enfim, que não contam para nada aos olhos da história. Entretanto, não se trata de uma escolha puramente política, mas profética,/que vai além das reivindicações de uma justiça terrena. Maria se alia à equipe que perde e agita como bandeira os trapos dos miseráveis em vez de os brilhantes galhardetes dos dominadores. Ela exalta a misericórdia de Deus e revela o poder do Altíssimo em defesa dos humildes, rebaixando os soberbos e enchendo de bens os famintos.

O posicionamento de Maria com os pobres não se entenda como uma discriminação contra os orgulhosos, os prepotentes e os desalmados, mas como escolha clara, sem meias-medidas.

Maria espera que, resolvidos todos os conflitos, todos seus filhos– ex-oprimidos e ex-opressores – possam tornar-se irmãos e achar finalmente sua libertação.

Não se trata, pois, de uma escolha de classe, mas de uma escolha universal que ultrapassa os interesses de grupo. Maria não condescende com os abusos de seus filhos levados; assume, antes, uma posição inequívoca por um mundo mais justo e fraterno. História Existimos também nós no fim do mundo

Querida Mãe de Jesus, não sei aonde irá acabar esta minha cartinha presa a um balão, porque não sei para onde o vento a vai levar. Espero que a leve bem ‘looonge’, porque assim saberão que também nós existimos cá embaixo no fim do mundo. Eu só vi gaivotas e mar, mas me disseram que o mundo é maior do que o mar.

Receio que Deus nos tenha esquecido, porque estamos tão longe. Quem achar esta minha cartinha diga ao Pai Celeste que existimos também nós no extremo sul do mundo. Ushuaia (Terra do Fogo, Argentina) Uma menina de 9 anos.

Entrega a Maria

Santa Maria, mulher definida, quão longe andamos da tua lógica!

Tu te confiaste a Deus e, como Ele, apostaste tudo nos pobres, trabalhando com eles e fazendo da pobreza o indicador mais claro do teu total abandono a Ele.

Santa Maria, mulher determinada, mantém-nos longe da tentação de servir a dois senhores.

Força-nos a sair a campo aberto, sem temer inseguranças e não gostarmos de arriscar, precavendo-nos dos imprevistos.

Livra-nos da indiferença perante as injustiças.

Só assim poderemos dar testemunho vivo de verdade e de liberdade, de justiça e de paz.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.