A equipe do Facebook, através do seu Setor de Políticas Públicas e Programas, fez o primeiro contato com a Rede Salesiana Brasil (RSB) para uma parceria em prol do público assistido pela RSB: crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A ideia era ofertar gratuitamente alguns programas de impacto social com os quais o Facebook já trabalha, trazendo ONGs como a Aliança Empreendedora, a Recode e a Safernet para disponibilizar seus projetos e programas à juventude das presenças salesianas, fomentando a formação de milhares de jovens pelo Brasil para os desafios do mundo atual a partir da Construção de Competências das Novas Gerações para a Vida, o que também é um dos Compromissos Fundamentais da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social).

 

Confira abaixo os detalhes sobre cada uma das novas parcerias da RSB em prol da juventude:

 

Aliança Empreendedora – Programa #ElaFazHistória 

 

O Programa #ElaFazHistória é o programa oficial do Facebook para empoderar mulheres com espírito empreendedor. Em parceria com a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto, o programa oferece capacitações on-line e gratuitas em Educação Financeira, Marketing Digital e Formalização, com o objetivo de apoiar mulheres de todo o Brasil para que desenvolvam habilidades de gestão financeira empresarial e possam planejar o próximo passo de seus sonhos, tanto pessoais quanto dos seus negócios.

 

“Os primeiros contatos foram realizados através do Facebook [...], na sequência, realizamos a apresentação da oportunidade de parceria primeiro para a Ir. Silvia e depois para o hub do escritório da RSB, juntamente com grupo de parceiros do Facebook”, diz a coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, Lucileide Assis Vieira.

 

O público alvo desta parceria em específico são mulheres em situação de vulnerabilidade social que desejam gerar renda através de prestação de serviços ou vendas autônomas, seja para complemento ou renda principal da família. “Nossa expectativa é levar conteúdo de qualidade para essas mulheres começarem seus negócios ou potencializá-los”, diz Luci.

 

Todos os cursos têm emissão de certificado e acesso ilimitado ao conteúdo das aulas. 

Inscreva-se nos cursos da Aliança Empreendedora clicando aqui.

 

Recode – Projeto Conectando seu Futuro 

 

A Recode atua com inclusão e empoderamento digital há 26 anos. Desde então, já alcançou 1.8 milhão de pessoas em todos os estados do país e em mais oito países. Para isso, conta com uma grande rede de parceiros para transformar vidas por meio da tecnologia. “Uma dessas parcerias é com o Facebook, que compartilha conosco o projeto ‘Conectando seu Futuro’. Nele, oferecemos formações gratuitas em tecnologias que ajudam jovens e adultos no desenvolvimento de competências digitais do século XXI, desde ferramentas básicas de computação e fundamentais para o mercado de trabalho, até a criação de sistemas web, marketing digital e desenvolvimento de games com propósito. Assim, chegamos até a RSB, com quem identificamos sinergia para potencializar ainda mais o impacto das duas instituições”, diz o fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio. “Queremos estimular uma nova geração de ‘tech changemakers’, pessoas empoderadas que usam a tecnologia para transformar não só a própria vida, mas a de suas famílias, comunidade e região onde vivem. Assim, com essa parceria, pretendemos democratizar ainda mais o acesso às formações virtuais da Recode, disponibilizando para as pessoas atendidas pela RSB o conteúdo de nossos cursos, para que elas desenvolvam as habilidades digitais e competências socioemocionais tão importantes para o momento em que vivemos”, completa Rodrigo.

 

Os cursos oferecidos pela Recode são destinados a pessoas entre 14 e 59 anos atendidas pela RSB. “Queremos empoderar ainda mais pessoas no universo tecnológico. Além de desenvolverem as habilidades digitais, utilizando a tecnologia como ferramenta de transformação social, poderão aprimorar o currículo com certificados reconhecidos por grandes empresas, ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho”, conclui Rodrigo.

 

Inscreva-se nos cursos da Recode clicando aqui.

 

Safernet – Programa Cidadão Digital 

 

O Programa Cidadão Digital é uma parceria da Safernet com o Facebook que tem o objetivo de formar jovens mobilizadores para que atuem em escolas da rede pública e escolas parceiras promovendo ações educativas remotas sobre temas como privacidade on-line, criptografia, respeito e empatia nas redes, relacionamentos saudáveis on-line, autocuidado e saúde emocional, e educação midiática/desinformação.

 

O público alvo desta parceria são adolescentes de 13 a 17 anos, contemplando estudantes a partir da 8ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Os participantes terão acesso a atividades remotas sobre os temas de cidadania digital, sempre pensando em dinâmicas participativas e acolhedoras que envolvam os adolescentes nas discussões e os orientem com informações de qualidade para que estejam preparados para os desafios que vivenciam nas ações on-line. “São aulas remotas, dinâmicas em redes sociais e aplicativos de mensagem, gincanas, compartilhamento de conteúdo multimídia e jogos, aproveitando a linguagem da internet e com conteúdos criados para informar, divertir, orientar e sensibilizar. As atividades são ministradas por jovens embaixadores treinados e supervisionados pela equipe da Safernet”, diz o Gerente de Projetos e Co-coordenador do programa Cidadão Digital na Safernet Brasil, Guilherme Alves.

 

“Estamos muito felizes em poder atuar com a RSB, apoiando no contexto de ensino remoto e híbrido. Sabemos que ainda existem muitas dúvidas quando o tema é uso seguro, responsável e positivo da Internet, mesmo entre adolescentes que, por vezes, cresceram já em contato com a rede. Nosso trabalho, há mais de 15 anos, é poder apoiar os diferentes setores da sociedade para que estejam preparados e seguros no ambiente on-line [...] Esperamos apoiar os educadores, os estudantes e a equipe pedagógica com conteúdo, metodologias e reflexões que podem deixar sementes e resultados positivos na comunidade escolar”, conclui Guilherme.

 

Inscreva-se nos cursos da Safernet clicando aqui.

Fonte: RSB-Comunicação

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.