As mudanças na estrutura da Educação Básica Brasileira chegaram. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a legislação das Diretrizes Nacionais para o Novo Ensino Médio orientam sobre a necessidade de se renovar a escola para atender às exigências das crianças, jovens, adolescentes e adultos da sociedade contemporânea. Todo o Marco Legal determina uma educação que assegure os direitos de aprendizagem comuns a todos os estudantes brasileiros e lhes dê possibilidades de escolha que favoreçam a sua formação integral e a construção do seu projeto de vida. E é neste contexto que a Rede Salesiana Brasil, cumprindo as determinações oficiais, entrega o seu Documento Curricular, estruturado com a originalidade e a identidade própria da Educação Salesiana, pois além de organizar as orientações legais para a reestrutura das três etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio –, inseriu, entre os 6 Cadernos do Currículo, dois cadernos inovadores para melhor subsidiar os educadores salesianos no que se refere às Concepções de Currículo e ao campo da Metodologia e Avaliação; e um caderno inédito com os Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

Em 18 de maio deste ano, na modalidade virtual, aconteceu o Lançamento do Currículo RSB-Escolas. O evento teve início com a apresentação dos Cadernos que foi comandada pela atual Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Aparecida Sberga; a Coordenadora do Centro Salesiano de Formação (CSF), Ana Paula Costa e Silva (ambas Diretoras da RSB-Escolas até março de 2022) e a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues.

"É uma alegria imensa entregar o Currículo da RSB às escolas salesianas do Brasil, porque este documento foi tecido em um movimento dinâmico, que envolveu gestores e educadores que assumiram um compromisso de conectar saberes, estudos, métodos, filosofias, valores, aprendizagens, proposições, linguagens, culturas, práticas e salesianidade em uma sinfonia dialógica que integra a escola com a vida no contexto contemporâneo. Sou convicta de que este Currículo é um itinerário, com intencionalidade cuidadosa, para formar as futuras gerações em vista de uma humanidade mais solidária, feliz, fraterna e equitativa", diz Ir. Adair.  

O lançamento também contou com uma mesa redonda que trouxe a Gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, falando um pouco sobre “A concepção do Currículo no contexto contemporâneo”; a Coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FNE), Ester Galvão, que abordou o tema “A gestão do Currículo na escola: aplicação na prática”; finalizando com a então Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), Suely Menezes, a qual falou um pouco sobre o tópico “Considerações sobre o Currículo da RSB-Escolas”.

"A formalização do Documento Curricular da RSB-Escolas é um feito muito importante, não só por completar os referenciais institucionais salesianos e por ser a primeira Rede a produzir formalmente o seu Currículo com essa estrutura inovadora e robusta, mas, principalmente, pela qualidade das orientações, pela originalidade e uso de uma linguagem acessível ao leitor, assegurando a compreensão da proposta, que está, rigorosamente, de acordo com os marcos regulatórios nacionais", diz Leoneide Rodrigues.

Para proporcionar total apoio às equipes das Escolas Salesianas de todo o país na implantação do Currículo, a Rede Salesiana Brasil, por meio do CSF, promoveu um grande Ciclo de Palestras que aconteceu de forma totalmente on-line, de 19 de maio a 21 de junho deste ano.

"O Currículo é um dos principais referenciais institucionais para as Escolas da RSB, que ganha vida e se concretiza no cotidiano das práticas educativas. Por isso, no processo de implantação do Currículo, é essencial que a formação dos educadores seja valorizada e priorizada, para que todos os gestores, professores e colaboradores estudem os Cadernos e os conheçam com profundidade, apropriando-se das orientações para o trabalho educativo, pedagógico e pastoral, e assumindo com convicção, em um sentido de corresponsabilidade, o compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes", diz Ana Paula.

Fonte: Rede Salesiana Brasil

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.