Ser mãe parece uma tarefa fácil, mas o dia a dia é uma batalha de ações e emoções. Ter filhos é uma das aventuras mais fascinantes da vida. Eles nos trazem um aprendizado e um tesouro de amor que nada mais no mundo traz. Ter um filho é ligar-se a um além de si mesmo e uma conexão profunda com a Criação.

Ser mãe não é nada fácil. É um desafio agora mais avassalador do que outrora. Pode haver quem discorde, já que atualmente temos a opção de planejar o momento e a quantidade de filhos, os suplementos que nos tornam mais aptas a uma gravidez saudável e as maravilhas das tecnologias médicas.

Ser mãe hoje implica numa conciliação bastante pesada: trabalho doméstico, vida profissional e a criação dos filhos. Se antes não existiam as fraldas descartáveis ou papinhas prontas, hoje temos uma pressão cultural sobre as múltiplas facetas da identidade feminina. A realidade que nos circunda ficou muito mais complexa e, com isso, nossas cobranças aumentaram.

Ter filhos é uma experiência que nos remete a emoções profundas e desconhecidas guardadas no inconsciente. Há muito o que pensar sobre a vivência da maternidade na cultura em que vivemos. O individualismo de nossa era faz com que a tarefa de ter, cuidar e criar os filhos torne-se mais difícil. Ao mesmo tempo, as cobranças que recebemos/assumimos para desempenhar esse papel são fonte constante de angústia e ansiedade para a mãe moderna.

Também temos novos e diferentes laços familiares, nem sempre havendo uma rede de apoio em casa. Precisamos recorrer a ajuda de babás, berçários e escolas, aprendendo a construir novos vínculos de confiança e solidariedade. Hoje, a escolha pela maternidade implica em uma coragem e organização muito diferentes de outros tempos. Tudo isso contribui para que a experiência da maternidade seja mesmo um enorme desafio. Por isso, parabéns para todas nós!

Para os papais: o cuidado dos filhos não deve ser “umaajuda”, mas uma responsabilidade compartilhada. Assumir uma posição mais participativa, afetiva e cuidadora traz repercussões positivas para toda afamília. Neste Dia das Mães, monte com as crianças uma cesta com os itens que ela gosta. Capriche na decoração de casa. Leve flores e fotos. Faça um dia diferente em família. Com certeza ela vai adora!

 

Texto adaptado: Estela Wonsik

 

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.