O retiro em preparação para a etapa de Tirocínio aconteceu entre os dias 26 a 28 de novembro, na cidade de Três Lagoas/ MS, participaram os cinco pós noviços do terceiro ano.
O retiro iniciou com a reflexão sobre a temática bíblica “Fica conosco Senhor, pois é tarde e à noite vem chegando” (Lc 24, 13-35). E nos dias percorridos, foram ricos em partilhas e espiritualidade, momento para se render graças a Deus pelo Dom de nossas vida e vocação, com o coração cheio de gratidão pelo término de uma etapa formativa. A exemplo dos discípulos de Emaús somos chamados a nos colocarmos a caminho e a fazer a experiência com o Senhor, reconhecendo-o na sua palavra e no partir do pão. Precisamos caminhar com Jesus, escutar suas palavras e deixarmo-nos se envolver por Ele no partir do pão.
Assim, o tirocinante é aquele que tem o coração formado no amor e um olhar sensível para os tempos, a assistência é um estilo de vida, como diz o artigo 115 das constituições salesianas “o tirocínio é fase de confronto vital e intenso com a ação salesiana numa experiência educativa pastoral”, isto é, a ‘presença’ na assistência salesiana é o coração da práxis pastoral.
Nesta perspectiva, o retiro contou com dois assessores salesianos, Pe. José Alves de Araújo e Ir. Rafael Caldato Stivanelli, que partilharam sobre suas experiências na fase formativa do tirocínio. Em ambas as partilhas, o ponto de convergência na caminhada salesiana foi que o salesiano é assistente por toda a vida. Desta forma, o retiro encerrou com a celebração eucarística do 1° domingo do Advento.