A Consciência Planetária e a Cidadania Global são temas importantes para refletir sobre a forma que habitamos o planeta e usufruímos dos recursos existentes. 

Pra tal, promover diálogos e rever comportamentos em diferentes ambientes sociais (família, escola, universidade, Igreja, empresas dentre outras) independente do tamanho, podem minimizar seu impacto no planeta. O cuidado com a Casa Comum mesmo que com pequenas práticas geram resultados importantes. 

Convidamos a todos para refletir sobre a questão ambiental, e que dessa forma possamos adquirir uma postura consciente e sustentável em relação aos nossos hábitos e estilo de vida, através dos 4R’s da Sustentabilidade. 

1- Reduzir a geração de lixo:
A redução de consumo e da geração de resíduos, bem como a destinação adequada desses materiais podem começar de forma simples: evite o uso de descartáveis. Por aqui já aderimos ao uso de copos reutilizáveis!

 2- Reaproveitar os objetos: 

 Que tal reutilizar as folhas já impressas ao invés de jogá-las no lixo? Quando essas folhas realmente não forem mais úteis, você pode direcionar esse material para projetos sociais de reaproveitamento, ou, como outra opção para diminuir o consumo, é estabelecer medidas para que computadores e impressoras fossem configurados para imprimir no modo “frente e verso”.

3- Reciclar materiais para transformar em novos produtos:
Os materiais recicláveis podem voltar a se tornar matéria-prima. Garrafas de vidro podem se transformar em vasos para flores, caixotes de madeira, que servem para transportar frutas e legumes nas feiras, podem virar estantes para livros. 

4- Recusar o uso de produtos que geram alto impacto ambiental:
Como consumidor e corresponsável pela preservação dos recursos naturais do planeta, você pode se recusar a comprar produtos de empresas que não tenham compromisso com o meio ambiente e, consequentemente, geram impactos socioambientais significativos.

Para ajudar no diálogo e na reflexão sobre o Educação ambiental e a importância do cuidado com Casa Comum com diferentes grupos (família, escola, universidade, Igreja, empresas), sugerimos cinco filmes : 

“O Amanhã é hoje - o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” 

O webdocumentário “O Amanhã é hoje - o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” mostra que os impactos do clima já alcançaram todos os brasileiros, estejam na cidade, no campo ou na floresta. O filme é resultado da união de sete organizações da sociedade civil que juntaram esforços para tirar da invisibilidade as histórias dos afetados pelas mudanças climáticas. São elas: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Engajamundo, Greenpeace, Instituto Alana e Instituto Socioambiental.

O Papa, a Crise Ambiental e os Líderes de Destaque | The Letter: Laudato Si' Film

Em 2015, o Papa Francisco escreveu Laudato Si’ (A Carta), uma epístola sobre a crise ambiental dirigida a cada uma das pessoas no mundo. Alguns anos depois, quatro vozes que não foram ouvidas em conversações globais foram convidadas para uma conversa sem precedentes com o Papa. 

Este documentário acompanha suas viagens a Roma e as extraordinárias experiências que lá ocorreram e é recheado com histórias pessoais impactantes e tocantes, ao lado das mais atualizadas informações sobre a crise planetária e o preço que a natureza e o povo estão pagando. 

Tem um monstro na minha cozinha - Animação 

Produzida pelo Greenpeace com narração do ator Wagner Moura, a animação “Tem um monstro na minha cozinha” conta a experiência de um menino que, ao ter sua cozinha invadida, descobre como a indústria da pecuária está, literalmente, devorando nossas florestas. A partir daí, ele repensa uma de suas escolhas: o consumo de carne.

Em Busca dos Corais

Uma equipe de cientistas, mergulhadores e fotógrafos saem em alto mar para tentar descobrir o que está causando o desaparecimento de recifes de corais ao redor do mundo. O resultado é uma produção que trata sobre o aquecimento global e como ele é prejudicial ao planeta.

O filme foi um dos grandes destaques do Festival de Sundance em 2017 e mostra, dentre outras cenas, corais mortos e esbranquiçados, sem todo o colorido que um recife apresenta normalmente.

O Menino que Descobriu o Vento

Dirigido e roteirizado por Chiwetel Ejiofor, O Menino Que Descobriu o Vento conta a história real de William Kamkwamba, jovem garoto do Malauí que descobriu um método de criar energia elétrica em seu país. Sua invenção garante a irrigação de colheitas inteiras, permitindo que comunidades inteiras vivem em melhores condições do que antes.

O filme pode ser usado em citações sobre métodos alternativos de energia — no caso, eólica — e todo o debate em si a respeito da energia elétrica e suas matrizes. Além disso, por ser uma obra inspirada em uma história africana, pode ser incluída também em citações sobre o continente e como ele busca se desenvolver. 


Esse artigo foi elaborado com a colaboração de Camila De Paula e Maria Clara Barrroso.

Fonte: Portal Lunetas, WWF, Greenpeace e Netflix.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.