Na noite desta terça-feira (22), o auditório do Colégio Salesiano Jardim Camburi foi o palco de um verdadeiro show de talentos, com o Sarau Salê Cultural, evento promovido pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio optantes pela eletiva Salê Cultural.

O sarau foi a culminância dos estudos e trabalhos realizados ao longo do ano na eletiva, com poesias, artes visuais e apresentações musicais que passaram por diversos ritmos da música popular brasileira e internacional.

O evento foi dirigido pelos coordenadores das áreas de Ciências Humanas, Lucas Pereira Campos, e Linguagens, Rosseana Mezadri. Na ocasião, Lucas celebrou a realização do evento e a participação de estudantes e egressos.

"Esse é um projeto que transcende as possibilidades do que a escola pode amparar em relação aos seus talentos, seja na pintura, na poesia e na música. Os alunos estiveram muito atuantes tanto na produção do evento e das demais obras, como na apresentação, principalmente na música, enquanto intérpretes daquilo que escolheram para homenagear as mulheres e a questão do amor", destacou o professor.

Além dos estudantes da eletiva, o evento contou também com a participação das alunas egressas Lara de Lima Massad Cheluje e Lara Lopes Ferreira Silva (da turma da 3ª série do Ensino Médio de 2020), Laíza Martins e Gabriela Louzada (da turma de 3ª série do Ensino Médio de 2013) e uma banda formada por professores salesianos.

"No palco, por exemplo, nós tivemos diversos exemplos do poder de transformação da arte, como os casos de nossas ex-alunas, das quais algumas hoje estudam a música ou a arte e que também participaram de forma muito significativa deste momento", lembrou o professor.

Para a realização do evento e ao longo do ano letivo, os trabalhos para a realização do Salê Cultural demandaram o apoio de todos os estudantes da eletiva para além do talento vocal e a desenvoltura em palco.

O estudante Davi Pagotto, da 1ª série A, foi um dos apresentadores do evento e contou um pouco da emoção do momento. "Fiquei um pouco ansioso, porque foi a primeira vez que falei para uma plateia que incluiam pais, amigos de amigos, colegas de outras turmas, muito diferente da minha zona de conforto. Fiquei muito feliz com essa oportunidade e achei o resultado muito legal", contou Davi.

Orgulhosa, a mãe do Davi, Letícia Pagotto, também celebrou o momento.

"Gostei muito de ver a interação entre alunos e professores em um momento tão especial de união entre as turmas. Foi muito legal observar a contribuição de cada um, apresentando seu talento, ou se esforçando da sua forma para contribuir para o sucesso do espetáculo. Vi tanta coisa legal, que até reforcei com meu filho mais novo a importância de se desenvolver esses talentos, aprender música ou um instrumento", afirmou Letícia.

Eletiva do Novo Ensino Médio é continuidade de projeto tradicional do Colégio

No início do mês de agosto, os estudantes das primeiras séries do Ensino Médio do Colégio Salesiano Jardim Camburi escolheram um dentre os três componentes curriculares que integram as eletivas do Novo Ensino Médio no segundo semestre.

Seguindo a formulação do Novo Ensino Médio, em vigência no Brasil desde o início do ano letivo, os estudantes puderam escolher as disciplinas que cursarão ao longo do segundo semestre do ano.

Antes um projeto extracurricular, o Salê Cultural passou a funcionar como componente curricular eletivo do Novo Ensino Médio. Durante as aulas, os alunos estudaram os movimentos culturais e artísticos brasileiros com foco na música popular, desde a origem de diversos movimentos até os cenários mais recentes. Tudo relacionado aos conhecimentos nas áreas de ciências humanas e linguagens.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.