A Inspetoria São João Bosco (ISJB) inspirada pela Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e pelo Capítulo Geral 28 tem fomentado cotidianamente iniciativas de cuidado com a Casa Comum em seus ambientes de missão: Instituições de Ensino Básico e Superior, Centros Juvenis, CESAM´s, Oratórios festivos e Paróquias.

Nesse sentido, a equipe de comunicação ISJB  apresentou no evento Don Bosco Green Alliance América, Movimento Salesiano Verde Internacional, na tarde do dia 03/06 o projeto Salê Sustentável para os 65 representantes das obras salesianas da América Cone Sul. 

Evento Don Bosco Green Alliance América, Movimento Salesiano Verde Internacional

A programação deste evento contou com a reflexão sobre a Espiritualidade Ecológica e momentos de partilhas das boas práticas sobre como: energia sustentável, gestão de resíduos, comunicação sustentável e Laudato Si.

O projeto Salê Sustentável dialoga com as diretrizes globais da Dom Bosco Green Alliance e tem como objetivo fomentar ações educativas-pastorais para o cuidado com a Casa Comum nos diferentes ambientes de missão. Como também, gerar visibilidade e estimular o compartilhamento dessas ações em âmbito inspetorial . É importante lembrar que algumas iniciativas já são desenvolvidas nas obras salesianas da ISJB, como por exemplo, na Presença de Barbacena/MG. 

Diante disso, um dos planos iniciais do Salê Sustentável preveem ações locais que possam impactar o dia a dia de nossos colaboradores e educandos de maneira sustentável, ou seja, iniciativas práticas para redução de resíduos, reciclagem, reuso e também, de conscientização, incentivando que as ações sejam replicadas pelas pessoas fora das obras, em seus ambientes domésticos e em suas famílias. 

"O Salê Sustentável foi pensado pela comunicação para aumentar a presença da Inspetoria São João Bosco (ISJB) e suas obras na Dom Bosco Green Alliance, o projeto que une as obras salesianas em todo o mundo com um objetivo claro, cuidar da Casa Comum, o planeta Terra, como nos orientou o Papa Francisco na encíclica Laudato Si. Através dessa marca, que irá reunir as ações sustentáveis e dar a elas visibilidade, acreditamos que contribuímos para a mudança de pensamento, o que leva a novas ações. Além do ganho expressivo para o meio ambiente, nossa marca se fortalece, e entra para o rol de empresas sustentáveis, o que gerará frutos para nossos jovens e para as futuras gerações. O momento é muito propício para o lançamento, feito em conjunto com as comemorações do Jubileu de Brilhante dos 75 anos da ISJB, que demonstra o respeito e a lembrança da história da inspetoria até aqui, a responsabilidade com o momento presente e o compromisso com o futuro. É um privilégio poder contribuir com essa causa tão necessária em nosso país." afirmou Eularino de Andrade Pereira, Analista de Comunicação e Marketing da ISJB.

No dia 08/06, durante o Bom dia no Centro Inspetorial, aconteceu o lançamento do Projeto Salê Sustentável para os colaboradores e as colaboradoras, onde serão implementadas ações de sustentabilidade corporativa.

Aliança Verde Dom Bosco 

A Don Bosco Green Alliance é um Movimento Salesiano Verde internacional.  Lançada em 2018, a aliança é hoje uma plataforma ativa onde instituições, organizações e indivíduos da Família Salesiana trocam ideias e trabalham juntos em campanhas ambientais globais.

Tem 3 áreas prioritárias para atuação: 

  • Combate à Poluição
  • Redução do Aquecimento Global
  • Eliminação de Plásticos Descartáveis

Laudato si 

Laudato Si’ é uma encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave,  afirma o  Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM), criado em 2015 após a publicação da Encíclica. 

“Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós”(LS 14).

Clique aqui para ler Encíclica Laudato si na íntegra.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Brasil)

Em 2022, celebramos os 30 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, popularmente conhecida como Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro no mês de junho de 1992.

De maneira geral,  esse evento busca debater e encontrar soluções para os problemas ambientais da época e também que pudessem vir a surgir. 

Atualmente, a  ONU e seus parceiros no Brasil trabalham para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Leia mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Brasil)

Você pode colaborar no Projeto Salê Sustentável, se você desenvolve alguma ação de sustentabilidade na sua casa, ou em alguma obra salesiana. Envie um breve relato dessa iniciativa com foto para o e-mail faleconosco@salesiano.br

Fontes:

Aliança Verde Dom Bosco 
Vaticano - Laudato si 
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Brasil)

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.